Nacional Titulo
Balanço sobre meningite em Campinas sai nesta 5ª
Do Diário do Grande ABC
29/03/2000 | 15:47
Compartilhar notícia


A Divisao Regional de Saúde (DIR) em Campinas deverá divulgar nestas quinta um balanço atualizado sobre o surto de meningite viral na regiao. Até hoje, já haviam sido notificados 332 casos em 29 municípios. O Instituto Adolfo Lutz, de Sao Paulo, está realizando exames para esclarecer se o surto está relacionado à vacinaçao em massa contra a febre amarela, realizada de 5 de fevereiro a 3 de março regiao.

Dos 29 municípios sob jurisdiçao da DIR, Campinas é o que apresenta a maior incidência da doença, com 38% dos casos. Segundo dados do órgao, desde o início do ano 128 pessoas contraíram meningite viral. No mesmo período do ano passado, quando também houve um surto, 195 pessoas apresentaram a doença na regiao. De janeiro a março de 1998 foram notificados 100 casos nos 29 municípios.

A expectativa é de que os novos dados indiquem uma queda na incidência. O diretor da DIR, Marcelo de Carvalho Ramos, informou que o número de casos começou a diminuir nos últimos dias. "Isso significa que o pico do surto já passou", explica. Segundo ele, o pico foi registrado na nona semana deste ano, quando foram notificados 84 casos. Nas três semanas seguintes foram registrados, respectivamente, 69, 36, e cinco casos.

De acordo com o diretor da DIR, apenas 30% das pessoas que contraíram meningite receberam a vacina contra a febre amarela. "É um indício de que o surto pode nao estar associado à vacina", explica. Mesmo assim, o diretor da DIR nao descarta a hipótese de o surto estar relacionado à campanha de vacinaçao. "Vamos esperar pelos resultados, que apontarao o agente causador", explica. As análises foram solicitadas há vinte dias e deverao ser concluídas dentro de duas semanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;