Política Titulo Legislativo
Zé Carlos Nova Era é eleito presidente da Câmara de Mauá

Por 14 votos a 9, vereador do PL venceu Junior Getulio, do PT

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
01/01/2021 | 13:39
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Atualizada às 20h46

Estreante na Câmara de Mauá, o vereador Zé Carlos Nova Era (PL) foi eleito presidente do Legislativo. Recebeu 14 votos, derrotando Geovane Correa (PT), também debutante na casa. A vitória de Nova Era foi a primeira derrota do prefeito Marcelo Oliveira (PT) na casa.

A mesa diretora toda é formada por figuras que se elegeram distante do arco de Marcelo. O vice-presidente será Mazinho (Patriota); o primeiro secretário, Márcio Araújo (PSD); o segundo secretário, Ricardinho da Enfermagem (PSB); e Wiverson Santana (PL), o terceiro secretário.

Esse bloco se formou dias depois da vitória de Marcelo, no fim de novembro. O petista tentou articular o desmembramento do grupo, apostando em Chiquinho do Zaíra (Avante), mas não obteve êxito.

Nova Era evitou o clima de conflito na casa. Admitiu, por exemplo, que pode pautar a reforma administrativa proposta por Marcelo, desde que dialogada. “Ainda está muito cedo, vamos sentar, conversar e ver o tamanho dessa mudança”, comentou. “Eu jamais vou votar contra uma coisa que vai beneficiar um morador, um bairro. A partir do momento em que a gente vota a favor, trazemos melhorias para o nosso município. Desde que iniciamos o G-14, sempre falaram que seria um projeto contra o povo. Mas não. Nosso objetivo é lutar pelo povo, sem onerá-lo ainda mais, e lutar pela saúde precária que temos hoje na cidade. Tanto que três dos 14 são da área da saúde”, afirmou.

O cenário da mesa diretora mostra que Marcelo terá trabalho para compor uma base de sustentação em busca de aprovação de seus projetos. Dos 23 parlamentares empossados, apenas três integraram o arco de alianças de Marcelo: os petistas Geovane Corrêa e Junior Getulio e Jairo Michelângelo (PTB) – o petebista, porém, pediu votos ao ex-prefeito Atila Jacomussi (PSB) no segundo turno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;