Internacional Titulo
Annan: eleição no Iraque não é possível antes de julho
Da AFP
19/02/2004 | 14:58
Compartilhar notícia


O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, afirmou que "não será possível" organizar eleições no Iraque antes do final de junho, de acordo com uma entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal japonês Yomiuri Shimbun.

"Parece que existe um consenso, segundo o qual as eleições são essenciais e todo o mundo quer eleições", disse Annan na entrevista realizada na sede da ONU, em Nova York (Estados Unidos), cuja data não foi anunciada.

"Mas, ao mesmo tempo, parece que todos concordam que não será possível organizar uma eleição entre hoje e final de junho", acrescentou.

Para Annan, é necessário que estas eleições sejam organizadas "convenientemente" e que tenham plenas condições em termos de segurança e no âmbito político e legal. "Portanto, penso que não será possível realizar eleições antes do final de junho; é melhor organizá-las para mais tarde".

O secretário-geral não exclui para o verão (boreal) uma resolução do Conselho de Segurança para definir o processo político no Iraque e esclarecer o papel da ONU. "Se concluirmos que outra resolução contribuirá para o processo e ajudará a resolver os problemas e obter a participação de todos, estou certo de que o Conselho não terá dúvidas para atuar".

Annan receberá nesta quinta-feira seu enviado especial no Iraque, o argelino Lajdar Brahimi, que esteve no país em missão durante uma semana. Brahimi descartou recentemente a possibilidade de organizar eleições diretas antes de 30 de junho.

"Estamos todos de acordo sobre o fato de que as eleições são muito importantes, mas os iraquianos devem saber que se trata de um processo muito complicado que não se pode realizar sem uma boa preparação", explicou Brahimi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;