Política Titulo
‘Grandes obras não são do imediatismo’, diz Lula
Do Diário OnLine
15/04/2003 | 16:33
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, durante a inauguração da Companhia Petroquímica Brasileira (Copebrás), em Goiás, que as grandes obras de um governo não são feitas para o ‘imediatismo’, mas quando são pensadas a longo prazo. “Um estadista não pensa em seu mandato, mas sim nas gerações seguintes”, afirmou.

Segundo Lula, o Brasil deu um salto excepcional de qualidade sempre que deu uma chance a si mesmo. “O Brasil precisa dar uma chance a si mesmo e nas poucas vezes e isso aconteceu demos um salto de qualidade excepcional. Primeiro foi com a visão industrial de Getúlio Vargas, depois o plano de metas e otimismo de Juscelino Kubitschek e a visão estratégica de desenvolvimento a longo prazo dos militares.”

O presidente destacou as conquistas de seu governo, como a queda do dólar e aumento dos investimentos externos no país, e lembrou que durante a campanha eleitoral disse que "ia começar fazendo o necessário, depois o possível e quando menos esperassem, o impossível". Ele disse que não há motivos para ter medo de investir no país e culpou a relação de subserviência de “governos anteriores” com os mercados internacionais pela perda da credibilidade do Brasil no exterior.

”Um país da dimensão e potencial intelectual, agrícola e tecnológico do Brasil não tem que oferecer riscos aos investidores. O que aconteceu no passado foi que nosso governantes se relacionaram de forma subalterna e subserviente”, criticou.

Com a inauguração do complexo industrial da Copebrás, serão gerados 600 empregos diretos e três mil indiretos na região, o que possibilitará a substituição de US$ 80 milhões anuais em importações de insumos de fósforo no Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;