Cultura & Lazer Titulo
MyDoom infecta mais de um milhão de computadores
Do Diário OnLine
Com Agências
02/02/2004 | 17:38
Compartilhar notícia


A empresa anti-vírus finlandesa F-Secure estima que pelo menos um milhão de computadores foram infectados em todo mundo pelo vírus MyDoom – que circula na rede mundial desde o dia 26 de janeiro e já é considerado um dos piores worms da história.

No domingo a primeira versão da praga, o MyDoom A, tirou do ar o site da fabricante norte-americana de softwares SCO. A empresa lançou nesta segunda-feira outra home page provisória até que a onda de e-mails solicitando informações acabe, só assim será possível desafogar o servidor web que entrou em colapso devido a grande quantidade de mensagens recebidas – ou melhor propositalmente criadas pelo MyDoom.

A próxima vítima da versão ‘B’ do vírus será a Microsoft. A nova variante prevê um ataque semelhante ao realizado contra as páginas da SCO para tirar do ar na terça-feira o site da empresa de Bill Gates. No entanto, especialistas em segurança acreditam que a home page da Microsoft, considerada uma das mais estáveis da Web, vai continuar no ar. Além disso, o MyDoom.B infectou muito menos máquinas que a praga original MyDoom.A.

As duas fabricantes de softwares estão oferecendo US$ 250 mil por pistas que levem ao criador do MyDoom.

Há rumores de que os ataques à SCO tem ligação com a revolta da comunidade Linux, pois a empresa resolveu cobrar taxas de licenciamento do sistema operacional gratuito e ao ameaçar milhares de companhias com a abertura de processos caso não licenciassem o sistema que usam. A Microsoft, também é alvo de críticas dos defensores do Linux – que acreditam que o programa é instrumento contra o império de Bill Gates

É bom lembrar que o MyDoom se propaga automaticamente através das agendas de endereços das caixas de correio eletrônico que ataca. Além disso, também se espalha através do serviço Kazaa, que permite a seus usuários trocar músicas, jogos e filmes gratuitamente.

Os e-mails chegam com arquivos anexados em .exe e .zip. No campo assunto (subject), as palavras variam. Mas a maioria das mensagens infectadas traz as palavras 'hi', 'hello', 'test', 'status' e 'error'.

Quem já foi infectado pelo vírus pode baixar uma vacina gratuita da Sophos no endereço Link no texto: www.sophos.co.uk/support/disinfection/mydooma.html.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;