Esportes Titulo
Brasil e Estados Unidos brigam pela liderança do Grupo B
Do Diário OnLine
Com AFP
21/08/2007 | 23:03
Compartilhar notícia


Chegou a hora. Após amargar duas ausências nos dois últimos Jogos Olímpicos – 2004 em Atenas (Grécia) e 2000 em Sydney (Austrália) -, a seleção brasileira de basquete masculino inicia sua participação no Torneio Pré-Olímpico das Américas, que será realizado na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 22 de agosto e 2 de setembro. E o objetivo dos 'tupiniquins' é um só: Pequim 2008.

O 'arremesso' inicial acontece nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), diante da boa equipe do Canadá. Brasileiros e canadenses fazem parte do equilibrado Grupo B da competição, que tem ainda as Ilhas Virgens, a Venezuela e a reforçada equipe dos Estados Unidos, quem vem para a competição com LeBron James, Carmelo Anthony, Kobe Bryant, entre outros.

Dirigido por Aluisio 'Lula' Ferreira, o quinteto brasileiro está embalado pela vitória nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, e pela conquista recente da primeira Copa Tuto Marchand – onde perdeu somente para a equipe 'B' da Argentina.

As vitórias foram conseguidas sem a participação de dois de seus principais jogadores: Leandro Barbosa, o Leandrinho, e Nenê Hilário. Barbosa (Phoenix Suns) e Hilário (Denver Nuggets) não participaram dos Jogos Pan-Americanos, mas estiveram presentes na Copa porto-riquenha na qual disputaram os dez minutos finais da última partida, que definiu a medalha de ouro diante do Canadá.

Agora em Las Vegas, com seu 'Samba Team' completo - as únicas exceções são os pivôs Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) e Rafael Araújo (Utah Jazz) -, o país tenta carimbar seu passaporte para a Ásia e, quem sabe, derrubar os norte-americanos dentro do domínio deles. "É uma grande satisfação poder contar com dois grandes jogadores como Nenê e Barbosa, que fazem a diferença na quadra. Com esta equipe temos muitas possibilidades de conseguir a classificação olímpica", disse 'Lula'.

O Canadá se reforçou com a convocação de Samuel Dalembert, um haitiano naturalizado que joga na NBA com o Filadélfia 76'ers, mas não terá o super armador Steve Nash, que não foi dispensado pelo Suns para este torneio.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;