Política Titulo Legado
Prisco é enterrado como marco político de Ribeirão

Aos 79 anos, ex-prefeito foi lembrado pelo legado de progresso; peemedebista morreu anteontem de ataque cardíaco

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
20/05/2012 | 07:23
Compartilhar notícia


O legado deixado pelo ex-prefeito de Ribeirão Pires Valdírio Prisco (PMDB) deu o tom de sua despedida. Ontem, o peemedebista foi enterrado no cemitério Ribeirão Pires sob forte comoção de amigos, familiares e políticos. Detentor de três mandatos, ele ficou 14 anos no poder (1973 a 1976, 1983 a 1988 e 1993 a 1996), sendo lembrado pelo progresso viário alcançado após a emancipação da cidade, em 1953.

O ex-prefeito sofria do mal de Alzheimer e morreu anteontem por uma parada cardíaca fulminante. Prisco deixou a mulher, Norma, e dois filhos: Ana Paula e Marcos Vinicius. Casada por 54 anos, Norma ressaltou a abnegação do marido para mergulhar na vida pública. "Prisco representa parte da história do município, era querido por todos pela simplicidade. Colocava em primeiro lugar Ribeirão, depois o Corinthians."

Prisco faz parte de família tradicional de Ribeirão. Adaquir Prisco, seu irmão mais velho, foi o terceiro prefeito depois da emancipação (1963 a 1966). "Eu puxei a fila. Política naquela época era bem diferente, dependia do tamanho da família. Foi assim que formamos o eleitorado." Até hoje, somente nove políticos assumiram o Paço.

Mesmo na principal cadeira do Executivo por dois mandatos, Volpi considerou que Prisco "certamente é o maior líder político da cidade". Segundo o verde, a sua perda deixa um grande vazio nas hostes da política. "Ele se assemelha aos ex-prefeitos Walter Braido (de São Caetano) e Newton Brandão (de Santo André), que também ficaram três mandatos com respeitabilidade", comparou. "Ele viveu a época áurea na política da região."

O ex-prefeito prezou pelo desenvolvimento e infraestrutura urbana. Atualmente, o Centro novo é a principal área comercial. O complexo Ayrton Senna, a antiga rodoviária e o Hospital e Maternidade São Lucas estão entre as principais marcas do governo Prisco.

Oswaldo Dias destacou a liderança de Prisco, salientando o número de mandatos, mesmo em época que não havia reeleição, além de ter assumido o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC por três anos, logo após a saída do então prefeito de Santo André Celso Daniel (PT), idealizador do projeto. "Ele contribuiu bastante para as propostas da entidade, que estava engatinhando naquela ocasião."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;