Esportes Titulo Clássico
Libertadores esvazia jogo no Pacaembu

Compromisso pelo torneio sul-americano faz Corinthians e Fluminense escalarem times reservas

Das Agências
20/05/2012 | 07:44
Compartilhar notícia


O clássico entre Corinthians e Fluminense, hoje, às 16h, no Pacaembu, teria todos os ingredientes para ser a estreia perfeita para o Campeonato Brasileiro 2012. O jogo reúne os dois últimos campeões nacionais - os cariocas venceram a edição de 2010 e os paulistas a de 2011 -, mas o compromisso de ambos na Libertadores esvaziou a partida. O técnico Tite adiantou que o Timão usará os reservas e o mesmo deve acontecer com o Tricolor das Laranjeiras.

Apesar de reconhecer que o grande objetivo na temporada é o torneio sul-americano, Tite exige bom começo, assim como aconteceu em 2011, quando a equipe conquistou 28 pontos dos 30 possíveis nas dez primeiras rodadas do Brasileiro. "Na vida a gente não ganha tudo. Até tentei casar e continuar saindo à noite, mas minha esposa não quis. Tive de abrir mão de alguma coisa. Esses pontos podem fazer falta, porém, tenho de colocar na balança o momento que vivemos na Libertadores", explicou o treinador.

O que conforta Tite é saber que o rival também tem outras preocupações e está bem mais desgastado, afinal, o Corinthians enfrentou o Vasco da Gama, quarta-feira, no Rio de Janeiro, enquanto os tricolores tiveram que ir à Argentina para fazer desgastante partida contra o Boca Juniors. "Menos mal que o Fluminense também está na Libertadores, mas ambos ficam prejudicados tecnicamente sem os principais jogadores, o que fica ruim para o espetáculo", ressaltou.

Uma das grandes novidades para o torcedor corintiano que for ao Pacaembu é o atacante Adílson. Ele marcou cinco gols com a camisa do XV de Piracicaba no último Campeonato Paulista e que acertou com o clube recentemente. O jogador foi apresentado aos torcedores, treinou sexta-feira e fica como opção no banco de reservas, devendo fazer a estreia no segundo tempo.

"Quero me espelhar no que Ralf e Paulinho fizeram. Os dois vieram de times pequenos (Grêmio Barueri e Bragantino) e buscaram seu lugar. Também estou aqui para mostrar meu futebol e batalhar por uma vaga no time. Estou aqui para somar. Respeito meus colegas de posição, mas quando a oportunidade surgir, vou agarrar com vontade", comentou o jogador.

Outros dois jogadores que antes eram considerados titulares absolutos agora são destaques entre os reservas do Corinthians. Liedson e Willian, que perderam a posição, terão nova oportunidade de mostrar serviço ao técnico Tite.

Apelidado de Abuda pela semelhança física com o polêmico atacante revelado em 2003 no próprio Corinthians, ele quer provar com gols que pode escrever uma história de forma diferente no clube. "Sei da minha competência e que terei chances, já que o Brasileiro é longo. Espero colaborar com gols", disse o jogador, 25 anos, que assinou com o clube do Parque São Jorge até o fim da temporada.

Cássio busca ampliar recorde no Timão

Quatro jogos - um pelo Campeonato Paulista e três pela Libertadores da América - e nenhum gol sofrido. Nos mais de 101 anos de história do Corinthians, nunca um goleiro havia ficado as quatro primeiras partidas sem tomar gol. Antes dele, o recordista era Felipe, que passou três os primeiros jogos invictos, em 2007.

Ainda em busca de melhor ritmo de jogo, Cássio foi escalado por Tite para enfrentar o Fluminense e não reclamou da oportunidade. "Quanto mais jogos fizer, melhor para adquirir ritmo", comentou o jogador, que acumula invencibilidade de 360 minutos.

Apesar de pouco tempo no Corinthians, já que foi contratado em janeiro, junto ao PSV, da Holanda, o goleiro sonha em conseguir um bom resultado no início do Campeonato Brasileiro. "Sabemos da importância da Libertadores, mas agora temos de dar um tempinho e pensar no Nacional. Sabemos da nossa prioridade, porém vamos também nos dedicar bastante no Nacional, buscar uma largada com vitória para não ter de buscar reabilitação lá na frente", comentou.

A estreia de Cássio no Corinthians foi no dia 28 de março, contra o XV de Piracicaba - vitória por 1 a 0 no Pacembu. Depois, voltou para a reserva e reassumiu a posição na Libertadores, após falhas de Julio Cesar nas quartas do Paulista, contra a Ponte.

Mesmo sem titulares, Abel Braga mantém o esquema 3-5-2

O time é reserva, mas o esquema tático é o mesmo dos titulares. Concentrado na partida de volta pela Libertadores, quarta-feira, contra o Boca Juniores, após revés por 1 a 0 na Argentina, o técnico Abel Braga deu descanso aos titulares, mas cobra resultado positivo hoje, diante do Corinthians.

No treino de ontem pela manhã, Abel Braga escalou a equipe no 3-5-2 e pediu aos atacantes Marcos Junior e Matheus Carvalho que atuassem abertos, com Lanzini responsável por levar a bola da defesa ao ataque. Samuel vai atuar como típico homem de área.

Dentre os atletas considerados titulares, apenas o lateral esquerdo Carlinhos, ex-Santo André, tem presença assegurada contra o Corinthians, pois foi expulso ainda no primeiro tempo do duelo contra o Boca, na Argentina, e não poderá participar do jogo de volta.

Apesar de reservas, o time carioca traz jogadores experientes ao Pacaembu, como o goleiro Ricardo Berna, titular na última temporada, assim como os zagueiros Leandro Euzébio e Digão, sendo que o último vai atuar improvisado como volante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;