Internacional Titulo
Rara moeda da época das Cruzadas é encontrada em Tel Aviv
Da AFP
16/03/2005 | 20:58
Compartilhar notícia


Uma rara moeda da época das Cruzadas, datada de meados do século XIII, foi descoberta por arqueólogos que fazem escavações em um mercado das pulgas no subúrbio de Tel Aviv, informou a AIA (Autoridade Israelense de Antigüidades) nesta quarta-feira.

O meio dracma de prata foi datado entre os anos 1251 e 1257 e tem impressa uma cruz, uma flor-de-lis e uma inscrição arábica da Trindade Cristã - Pai, Filho e Espírito Santo - , explicou a AIA.

"É uma descoberta extremamente rara e é a primeira a ser feita em uma escavação", disse o especialista em numismática do Museu de Israel, Robert Kool. "Até agora, nós só tínhamos duas destas moedas entre as 150 mil que estão no museu", acrescentou.

Em 1250, um delegado papal em visita ficou furioso ao descobrir que os francos do leste latino cunhavam moedas com inscrições do profeta Maomé e pediu ao Papa que interviesse pessoalmente.

O Papa Inocêncio IV baniu a prática e ameaçou os ofensores com a excomunhão. Para ludibriar a proibição papal, os cunhadores simplesmente acrescentaram legendas e símbolos cristãos às moeda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;