Política Titulo Estratégia
Por obrigação política, Luiz Marinho muda estilo
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
20/05/2012 | 07:24
Compartilhar notícia


De olho na possibilidade de reeleição ao Paço de São Bernardo, o prefeito Luiz Marinho (PT) chega ao último ano de mandato e prepara sua segunda disputa eleitoral diferente do processo enfrentado em 2008.

Naquela oportunidade, o petista - desconhecido da maioria do eleitorado - tinha como mestre de cerimônia o postulante a vice Frank Aguiar (PTB). Agora, Marinho transita com desenvoltura entre os populares, em qualquer ocasião, por necessidade política.

"Sempre trabalhei com pessoas nas assembleias (sindicais) das fábricas. O que pode acontecer agora é as pessoas se sentirem mais à vontade para falar comigo", justificou o prefeito, invertendo o cenário.

Mas não foi apenas a proximidade de Marinho com a população que mudou. O petista está mais seguro nos discursos, pouco recorrendo a assessores para confirmar dados da administração.

"Evidente que hoje eu tenho mais informações sobre a cidade. Em 2008 eu trabalhei com dados nacionais e microdados locais. Hoje é natural que eu tenha essas condições sobre a cidade na minha cabeça", explicou o chefe do Executivo.

Se em 2004 Luiz Marinho era o ex-ministro da Previdência do governo Lula, que tentava conduzir os petistas ao comando do município, agora o prefeito chega para disputar a reeleição com status de liderança regional da legenda, participando ativamente das articulações em outras cidades da região.

Além das modificações na postura com os munícipes e no discurso, Marinho também mostra preocupação estética, modificando o corte de cabelo. O novo visual já havia atingido o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), padrinho político de Marinho, desde a eleição de 2002.

O ex-presidente passou por uma transformação no visual, claramente diferente do apresentado na eleição de 1989, quando disputou pela primeira vez o Palácio do Planalto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;