Nacional Titulo
MST ocupa 13 áreas em PE para lembrar 6 anos do massacre
Do Diário OnLine
14/04/2002 | 19:06
Compartilhar notícia


Integrantes do Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) ocuparam neste domingo 13 áreas em Pernambuco no movimento Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, que deve marcar os seis anos da morte de 19 trabalhadores rurais em Eldorado dos Carajás, no sul do Pará durante confronto com policiais militares.

Segundo o MST, 3,3 mil pessoas participaram das ações em cinco municípios do Agreste, quatro no Sertão, três da Zona da Mata e um na Região Metropolitana. Para esta segunda, estão programadas mais cinco ocupações.

Em uma nota, o movimento afirma que o objetivo das ocupações é o de protestar contra instrumentos políticos criados pelo governo federal para desmobilizar a reforma agrária. Cita como exemplo o cadastramento via correios, o fim de créditos para investimentos, assistência técnica e educação dos assentamentos.

Os sem-terra também reclamam maior agilidade nos processos de desapropriação.

O MST informou que intensificará as ocupações e os protestos até o mês de maio. O número maior de manifestações pode acontecer na quarta-feira no Dia Internacional de Luta pela Terra.

Seguindo a convocação da coordenação nacional, grupos de sem–terra iniciaram marchas rumo às capitais.

Segundo o coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues, a intensificação das manifestações a partir da segunda quinzena de abril foi decidida durante o Encontro Nacional do MST, que reuniu líderes de todo o país em Minas Gerais, em fevereiro.

Rodrigues destacou que o movimento não quer chocar-se com o início do processo eleitoral, em junho, quando serão realizadas as convenções partidárias para oficialização da escolha de candidatos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;