Nacional Titulo
ONG leva exames e palestras sobre ortopedia em parque de SP
Das Agências
23/11/2007 | 17:42
Compartilhar notícia


Neste domingo, o Projeto Cidadania - Caminhadas com Segurança levará ao Parque Trianon exames gratuitos de densitometria óssea de calcanhar, baropodometria, medição de pressão arterial, glicemia e avaliação postural.

A ação social da ONG Instituto Ortopedia & Saúde realizará, ainda, uma palestra do ortopedista dr. Fabio Ravaglia, presidente da organização não-governamental, com o tema "Os 10 mitos sobre a osteoporose". Na seqüência, será realizada uma caminhada de 30 minutos pelo parque, durante a qual uma equipe multiprofissional orientará os participantes sobre como caminhar corretamente.

Mitos - Segundo o médico ortopedista, dr. Fabio Ravaglia, a osteoporose tem avançado em todo o mundo. "Cerca de 75 milhões de pessoas têm osteoporose na Europa, EUA e Japão. No Brasil, estima-se que haja cerca de 15 milhões de pessoas com osteoporose, marca acentuada pelo aumento da expectativa de vida do brasileiro", afirma o especialista, acrescentando que apesar dos inúmeros casos, há muita desinformação sobre a doença.

"Um dos principais mitos é que somente mulheres são acometidas pela osteoporose. A verdade é que 20% das pessoas afetadas pela osteoporose no mundo são homens, somando um total de 14 milhões de portadores. No Canadá, por exemplo, 11% dos homens podem sofrer fraturas em conseqüência da doença, enquanto entre as mulheres o índice é de 22%", detalha o médico.

Estudos epidemiológicos mundiais estimam que um em cada cinco homens acima de 50 anos terá uma fratura em decorrência da doença ao longo da vida. Enquanto entre as mulheres a doença tem origem hormonal, surgindo no período da menopausa, entre os homens a osteoporose surge com o processo de envelhecimento (andropausa) e é potencializada pelo tabagismo, alcoolismo, inatividade física, baixa ingestão de cálcio e histórico familiar.

Serviço – Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança

Local: Parque Trianon (portão 4, em frente ao MASP)

Horário: 10 horas

Datas: 25 de novembro e 16 de dezembro.

Informações: ONG Instituto Ortopedia & Saúde

(11) 3289 8000




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;