Política Titulo
Lula inaugura comitê de campanha em São Bernardo
Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
13/07/2002 | 19:52
Compartilhar notícia


O candidato à Presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou neste sábado seu primeiro comitê presidencial no Grande ABC, na rua Marechal Deodoro, 1964, em São Bernardo. "A inauguração deste comitê tem mais do que um sentido político, ela marca uma interação que existe com a história", disse o candidato ao se referir à origem do partido.

Lula disse que conseguiu se projetar para a vida política graças à elevação de consciência dos trabalhadores. "A inauguração é uma coisa emocionante, pois é a primeira vez que temos um comitê presidencial no Grande ABC. Antes, era sempre em São Paulo. Agora, escolhemos São Bernardo, na rua onde tudo começou. A gente poderia até denominar o local como Comitê da História do ABC", afirmou Lula.

Ele disse que em 22 anos de PT nunca o partido esteve tão maduro e consciente. "Só não ganharemos as eleições se tivermos um erro estratégico ou se os nossos adversários baixarem o nível da campanha em um lamaçal. Se eles tiverem metade de nosso comportamento ético, a campanha será elevada", afirmou.

O petista ressaltou que o sonho do partido é dar o direito às pessoas ao trabalho, estudo, moradia e a uma política de saúde decente, além do acesso à cultura, ao lazer e ao esporte. "Queremos viver com dignidade e auto-estima. É por isso que estamos elaborando um programa de governo que será lançado no próximo dia 23. Queremos a retomada do crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Brasil não pode continuar do jeito que está, condicionado à agiotagem internacional", disse Lula.

O candidato disse que é preciso criar no país uma política que também priorize as cooperativas de produção e de crédito. Segundo Lula, os juros bancários são muito elevados e alguns empresários acabam indo à falência ou pedindo concordata. "O banco cobra 40% de juros ao ano e as cooperativas podem ter juros mais baratos", afirmou.

De acordo com o candidato petista, há oito anos a economia não cresce e, por isso, não gera empregos. "É preciso criar oportunidades de emprego para nossa juventude, caso contrário o narcotráfico vai ganhar a disputa e levar muitos jovens para a criminalidade. Hoje, as pessoas honestas estão isoladas com muitas grades e o medo de sair de casa. O bandido ocupa cada vez mais o metro quadrado. A gente precisa de uma política qualificada e bem remunerada".

O candidato a vice-governador na chapa petista, Luiz Marinho, também esteve presente no evento juntamente com o candidato ao governo do Estado, José Genoíno, e o candidato ao Senado, deputado federal Aloísio Mercadante. Vários deputados e vereadores da região também compareceram ao evento. "Nossa expectativa é transformar este comitê em um espaço para a população fazer sugestões e conseguir material de campanha", disse Marinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;