Cultura & Lazer Titulo
Teatro Municipal de Mauá recebe peça adolescente
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
11/05/2003 | 21:46
Compartilhar notícia


O Circo Teatro Capa coloca nesta segunda-feira em cartaz no Teatro Municipal de Mauá a peça Promete que não Conta?, que procura desenhar um retrato do universo dos jovens. Sob a direção de Paulo Cardoso, o elenco aborda o cotidiano, as dúvidas e as expectativas adolescentes.

A confecção do texto passou por duas etapas. O grupo recolheu diversos depoimentos, alinhavados depois por Aline Gomes. Assim, surgiram quatro histórias protagonizadas por quatro adolescentes: Alê (Aline Gomes), Lu (Luana Rocha), Manu (Manuel Siqueira) e Va (Vanessa Galdino). “São histórias possíveis de acontecer a uma só pessoa”, diz Cardoso.

“Trabalho, drogas, uso de preservativos, a primeira transa, a Aids são alguns dos segredos adolescentes que o espetáculo conta”, afirma o diretor. Segundo ele, a montagem não tem caráter didático: “Tentei não dar uma lição de moral. A intenção é mostrar caminhos possíveis, e não um caminho, através de uma interpretação cômica”.

Cardoso destaca duas questões de que Promete que não Conta? trata: desemprego e relacionamentos por meio da internet. “O jovem, hoje em dia, tem pouca esperança de arrumar emprego. A peça fala sobre a pressão da família para que ele consiga uma profissão. E também critica o comportamento de adolescentes, principalmente da classe média, que vivem em função do computador”, diz.

Karina Camargo, Leandro Lira, Roselaine Souza e Suelen Abrantes, que completam o elenco, trabalham com elementos circenses. Cardoso optou por um cenário simples: “uma escada central se transforma em várias coisas, até em barco. A criação dos ambientes se completa com a iluminação”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;