Cultura & Lazer Titulo
Público convidado a dançar com Borges
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
01/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Contos do argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), influente escritor da literatura fantástica, servem de base para o EI! - Encontro de Improvisação que a StacattoSP, companhia de dança criada em São Caetano e agora instalada na Capital, comanda no Centro Cultural São Paulo, em três encontros a partir de amanhã, às 18h.

Na atividade, o público é convidado a participar de movimentos corporais e jogos de improviso. Tudo dirigido pelos profissionais do grupo.

É a partir da leitura de O Aleph (1949) que o diretor Fernando Machado propõe uma série de jogos criativos. "A literatura de Borges trabalha com um universo fantástico de possibilidades. São elementos que dão margem à movimentação do corpo. Ele bebe da literatura, da filosofia e da história para escrever", analisa.

Compreender a música e o próprio corpo é fundamental para a improvisação. Durante os exercícios, Machado deve lançar o desafio: o que pode ser feito somente com os pés e as mãos de forma que os movimentos reverberem para o corpo inteiro? Os participantes ainda poderão se inspirar com trilha sonora instrumental e em passos dos bailarinos da StacattoSP, que também improvisam.

Outra proposta será descobrir as possibilidades do espaço. "Trabalho muito com o universo da cadeira. Colocamos na sala objetos cênicos que interferem na improvisação", adianta Machado. Os exercícios são todos praticados em ensaios da companhia, que tenta encontrar a própria linguagem a partir de um processo de investigação filosófica aplicado à criação artística.

Segundo o diretor, o objetivo das atividades é também romper com movimentos pré-construídos. "A improvisação parte de um tema específico, mas é despertada dentro de cada intérprete", explica. O produto final de cada exercício é imprevisível. "Sou o ponto de partida, mas o resultado é dos intérpretes", afirma.

Quem for aos encontros poderá participar de forma colaborativa com o andamento do projeto Um Oceano Inteiro para Nadar... Dançar..., que foi contemplado em agosto pelo Programa de Fomento à Dança, da Secretaria de Cultura de São Paulo. Enquanto o primeiro dia é focado na literatura de Borges, o segundo recebe textos de filosofia contemporânea e o terceiro mescla o conteúdo dos anteriores.

No último dia (23) do Encontro de Improvisação, ainda haverá o 3º Sarau Contemporâneo Ideias & Movimento, com participação do jornalista e mestre em Comunicação e Letras Rodrigo Vivalba. O debate, que recebe o elenco da StacattoSP, também estimula a troca de informações sobre o processo de pesquisa. "Quem quiser mexer o corpo pode participar dos encontros. É um lugar democrático", convida Machado.

Ei! - Encontro de Improvisação Dança. Amanhã e nos dias 19 e 23, às 18h. No Centro Cultural São Paulo (Sala de Ensaio 1 do CCSP) - Rua Vergueiro, 1.000, São Paulo. Tel.: 3397-4002. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;