Internacional Titulo
Arafat pede intervenção das Nações Unidas em Israel
Do Diário OnLine
14/08/2001 | 11:08
Compartilhar notícia


O presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, pediu nesta terça-feira uma intervenção da ONU em Israel. Na noite de segunda-feira Israel atacou a cidade autônoma de Jenin, na Cisjordânia. Doze tanques israelenses destruíram posições palestinas na cidade, além do quartel-general da polícia. Foi a primeira incursão por uma cidade cidade autônoma palestina desde o começo da nova Intifada.

O porta-voz do exército de Israel, general Ron Kitrey, declarou à rádio militar que a operação foi contra a Autoridade Palestina, para que “ela compreenda que deve decidir atuar contra os terroristas". Apesar do ataque, Israel garantiu que não voltará a ocupar a territórios sob controle total dos palestinos, como Jenin.

A investida israelense foi uma resposta ao atentado suicida de domingo perto de Haifa, no norte de Israel, que deixou quinze feridos. Depois de duas horas em Jenin as tropas deixaram a cidade.

Yasser Arafat pediu ao Conselho de Segurança da ONU que envie uma força internacional para proteger o povo palestino. O líder palestino afirmou que Israel “está perdendo o controle”. O grupo extremista muçulmano Hamas afirmou que Israel “pagará muito caro” pelo ataque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;