Internacional Titulo
Brasil espera problemas do Bug em Gâmbia e Nicarágua
Do Diário do Grande ABC
31/12/1999 | 18:17
Compartilhar notícia


O secretário-executivo adjunto da Comissao Coordenadora de Açoes contra o Bug, Marcos Ozório de Almeida, disse nesta sexta-feira que havia expectativa por parte do governo brasileiro de ocorrência de problemas em Gâmbia, com serviços governamentais, e na Nicarágua, com serviços de abastecimento de água. Ele informou ainda que foram registrados cancelamentos de vôos no Sri-Lanka, mas verificou-se que a causa nao foi o Bug, e sim falta de passageiros. Almeida explicou que o Brasil está monitorando também a virada do ano em Angola, porque a usina hidrelétrica de Capanda foi construída com participaçao de empresas brasileiras e possui equipamentos semelhantes aos usados em nosso país.

Segundo ele, o Banco Interamericano de Desenvolvimento ( BID) possui empréstimos de US$ 200 milhoes, para financiar países que precisem corrigir problemas gerados pelo Bug. Nos demais países, porém, a passagem de ano foi tranquila. As primeiras indicaçoes de que o temido Bug do ano 2000 nao traria grandes transtornos ao Brasil surgiram às 9 h, quando a Nova Zelândia entrou no ano 2000 sem problemas. O Ano-Novo japonês, que também transcorreu sem problemas, deixou os técnicos do governo brasileiro ainda mais tranquilos. Segundo Brito, o Plano de Contingência montado no país é semelhante ao do Japao.

Todas as embaixadas e consulados brasileiros foram orientados a informar o Ministério da Defesa sobre qualquer problema ocorrido nos diversos países, principalmente aqueles que entraram no ano 2000 horas antes do Brasil. A orientaçao foi no sentido de que o governo brasileiro fosse informado, também, sobre as soluçoes emergenciais adotadas pelos governos que tiverem problema. O Itamaraty possui 151 postos no exterior, entre embaixadas, consulados e delegaçoes junto a organismos internacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;