Economia Titulo
BB disbonibilizará R$ 30 mi para AGFs de feijao
Do Diário do Grande ABC
11/02/2000 | 17:51
Compartilhar notícia


O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Benedito Rosa do Espírito Santo, anunciou nesta sexta-feira, durante palestra no seminário "Brasil Empreendedor", no Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás, que a partir da próxima semana o governo estará disponibilizando, através do Banco do Brasil, R$ 30 milhoes para Aquisiçao do Governo Federal (AGF) de feijao. O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, em seu discurso de abertura, anunciou que, também na próxima semana, serao feitas as primeiras compras de feijao no Estado de Goiás, visando dar garantia de preço mínimo ao produtor.

O secretário de Política Agrícola fez uma breve explanaçao sobre os instrumentos de comercializaçao da safra que o governo está disponibilizando este ano. Benedito Rosa insistiu que o governo nao deve fazer uma compra excessiva de milho para a formaçao de estoques. "O governo nao deve de novo juntar 9 milhoes de toneladas de milho nos estoques. A curto prazo isto ajuda, mas ao longo do tempo isto é um tiro no pé", afirmou. Para o secretário, um estoque "razoável" de milho do governo deve ser 2,5 milhoes de toneladas, e deve ser utilizado apenas no final do ano para regular o mercado.

Pelos dados apresentados pelo secretário, com base em levantamento feito pela Conab, a importaçao de milho este ano será 1,8 milhao de toneladas. "Ponho o meu cargo à disposiçao, é claro que trocando por outro, se o Brasil importar 4 milhoes de toneladas de milho este ano", brincou o secretário. Ainda de acordo com estes dados, a produçao de milho neste ano safra 99/2000 deve ser 32,728 milhoes de toneladas com um consumo total de 35 milhoes de toneladas. No caso do sorgo, o secretário estima uma produçao de 1,2 milhao de toneladas, além de 400 mil toneladas de milheto e 200 mil toneladas de triguilho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;