Internacional Titulo
Fogo se alastra pelo oeste dos EUA
Do Diário do Grande ABC
02/08/2000 | 18:14
Compartilhar notícia


Centenas de novos incêndios provocados por tempestades de raios aconteceram nas últimas horas no Oeste dos Estados Unidos e, com a onda de calor que nao cede, as perspectivas para os próximos dias nao sao animadoras. "Apesar de ser difícil de acreditar, a situaçao piora. Centenas de novos focos acontecem em várias partes do Oeste", declarou a porta-voz do Centro Nacional contra o fogo (NIFC) em Idaho, Michelle Barret.

Destes novos incêndios, 17 sao os que despertam maior preocupaçao entre as autoridades, principalmente na Califórnia, Utah, Montana e Nevada, onde duas frentes ardem nos arredores da cidade de Reno.

Milhares de bombeiros, ajudados por soldados do exército americano, lutam agora contra um total de 47 incêndios nestes quatro estados, assim como no Arizona, Idaho, Novo México, Texas, Washington e Wyoming. "Sao 283 mil e 290 hectáres em chamas", disse a porta-voz. "Nao dá para saber qual é o incêndio mais crítico, porque estao muito espalhados", explicou Barret.

Um dos maiores já calcinou mais de 36 mil e 800 hectares no Parque Florestal Nacional Salmon-Challis de Idaho, onde se espera a chegada de 500 marines para ajudar a apagar o incêndio.

O Parque Nacional de Secuoya também teve 27 mil e 255 hectares queimados. A maior preocupaçao na Califórnia é o condado de Riverside, ao leste de Los Angeles, onde venta muito e o incêndio duplicou na última madrugada, ameaçando agora áreas residenciais.

O estado mais afetado nas últimas 24 horas foi Nevada, onde surgiram novos focos, dois deles nos arredores de Reno, perto da fronteira da Califórnia e que ameaça várias casas.

As autoridades também tiveram que evacuar muitas famílias em Montana, onde pelo menos 60 focos de incêndio tomaram três comunidades ao oeste do estado.

A previsao meteorólogica segue sem querer colaborar com os bombeiros, porque para os próximos dias se espera "mais tempo seco", disse Barret, altas temperaturas, nada de chuva e tormentas elétricas. "A situaçao nao está melhorando e deste jeito vai ser uma das piores temporadas dos últimos 15 anos", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;