Economia Titulo
Imes: variação dos aluguéis é pequena
Do Diário do Grande ABC
14/07/2001 | 18:07
Compartilhar notícia


O técnico de pesquisas do Centro Universitário Municipal de São Caetano (Imes), Lúcio Flávio Dantas, disse que o valor dos contratos de aluguel registrou variações muito pequenas nos últimos três meses: 0,13% em abril, 0,03% em maio e 0,08% em junho. O comportamento do índice revela estabilidade dos aluguéis neste ano e até índices negativos no ano passado, fechado com alta inferior a três pontos percentuais.

De acordo com o economista, a baixa oscilação do valor dos contratos de aluguel pode ser explicada por vários fatores. As imobiliárias temem a inadimplência e reforçam as exigências para admitir novos inquilinos.

Emprego – O contratante do imóvel deve apresentar emprego fixo registrado, comprovante de renda quatro vezes superior ao valor do aluguel e nome limpo nas instituições de crédito. Os contratos firmados ultimamente têm em comum a longa duração, mais de 30 meses, com correção apenas anual, geralmente pelo Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), que, aliás, ele acha que deve ser contestado pelo consumidor.

Por causa do cenário adverso, os imóveis ficam desocupados por cerca de três meses antes que a imobiliária encontre um novo ocupante. A pesquisa realizada pelo Imes aborda cerca de 300 imóveis em todo o Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;