Política Titulo
Crime organizado: pedida prisao de nove no Piauí
Do Diário do Grande ABC
14/10/1999 | 18:32
Compartilhar notícia


O Ministério Público do Piauí pediu nesta quinta-feira a prisao provisória de nove pessoas acusadas de participar da organizaçao criminosa investigada no estado. Também nesta quinta foram afastados três juízes citados no dossiê montado a partir de 700 horas de gravaçao de grampos telefônicos autorizados pela Justiça Federal. Outros 14 juízes serao notificados a dar esclarecimentos sobre atrasos em processos. O diretor-geral da Polícia Federal, Agílio Monteiro, desembarcou nesta quinta em Teresina e garantiu que haverá verba para o combate ao crime organizado no país.

Para o Piauí, serao deslocados agentes de outros estados. O delegado que comandará as investigaçoes, Joilson Alves, veio de Sergipe e já trabalhou em Alagoas, onde também a PF combateu o crime organizado.

O diretor-geral da PF disse que a situaçao no Piauí é "preocupante". Ele viajou ao Estado em companhia da chefe do Centro de Inteligência da Polícia Federal, Mária Ibrahim. Monteiro saiu do aeroporto direto para um encontro na sede da Procuradoria da República e se reuniu até por mais três horas com delegados e o superintendente da PF no Piauí, Robert Magalhaes.

O Ministério Público pediu a prisao provisória por 30 dias do coronel Viriato Correia Lima, preso "disciplinarmente" num quartel da Polícia Militar; dos delegados Wilson Torres e Pedro Silva; de um irmao de Lima, Carlos Augusto Correia Lima, dos soldados Francisco Domingos de Sousa e Francisco Moreira do Nascimento, de José Enilson Couras, Sigifredo Audísio Pinheiro e Francisco de Assis Bezerra. Todos sao acusados de compor a quadrilha liderada por Lima. No pedido de prisao, o promotor Afonso Castelo Branco enumera dezenas de crimes que eles teriam cometido.

O juiz Orlando Pinheiro, a quem deveriam ser entregues os pedidos da prisao provisória, foi afastado de suas funçoes em sessao secreta do Tribunal de Justiça. Onze dos treze desembargadores decidiram afastar ainda os juízes Francisco das Chagas Moreira e Marques Bastos, da cidade de Curimatá, no Sul do Piauí. Bastos está sob suspeita de facilitar a entrega de um preso, José Hugo Filho, a policiais militares, que depois o levaram para homens do esquema do ex-deputado Hidebrando Pascoal. O preso foi serrado vivo e depois teve o corpo queimado para dificultar a identificaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;