Nacional Titulo
Cidade do Amazonas está sem coleta de lixo há 10 dias
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
20/05/2005 | 12:39
Compartilhar notícia


A coleta de lixo da cidade de Tefé, no Amazonas, está paralisada desde o último dia 10 devido à uma liminar da Justiça Federal que proíbe a prefeitura de depositar os resíduos sólidos urbanos no lixão do município, sob multa diária de R$ 20 mil.

A decisão foi tomada após uma denúncia da Infraero ao MPF (Ministério Público Federal) de que a área, situada a dois quilômetros do aeroporto, atrai urubus que causam riscos à decolagem e pouso das aeronaves.

Técnicos do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), do MPF, da Infraero e do Serviço Geológico do Brasil realizam uma visita nesta sexta-feira ao município para encontrar um terreno provisório em que o lixo seja depositado e um local onde um novo aterro sanitário possa ser construído. A cidade, que é um pólo da região central do Estado e tem uma população de 69.500 habitantes, possui cerca de 20 toneladas de lixo diariamente.

O prefeito de Tefé, Sidônio Gonçalves, afirmou que o cumprimento da ordem para que o lixo seja depositado a no mínimo 20 quilômetros de distância do aeroporto é impossível. "A única estrada que tem no município, recentemente inaugurada pelo governo do estado, tem somente 14 quilômetros. A prefeitura não dispõe no momento de outro lugar para colocar o lixo coletado", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;