Internacional Titulo
Israel pede à UE tolerância zero com o governo do Hamas
Da AFP
26/01/2006 | 17:54
Compartilhar notícia


A ministra israelense das Relações Exteriores, Tzippi Livni, pediu nesta quinta-feira à UE (União Européia) que aplique uma política de tolerância zero com um gabinete palestino comandado pelo Hamas. Segundo ela, este será um "governo terrorista".

"Após a tomada de controle da Autoridade Palestina pelo Hamas, a UE tem o dever de se expressar sem equívoco e de afirmar claramente que não aprovará qualquer formação de um governo terrorista", declarou. Israel havia tentado, sem sucesso, impedir o Hamas de participar das eleições.

A vitória esmagadora do Hamas provocou uma situação embaraçosa na União Européia, que representa o primeiro apoio financeiro da Autoridade Palestina, já que o movimento esta incluído em sua lista negra de organizações terroristas.

O Alto representante da UE em política externa, Javier Solana, admitiu que o triunfo do Hamas pode colocar a Europa diante de uma situação completamente nova. O tema estará no centro das discussões dos ministros europeus das Relações Exteriores na próxima segunda-feira, em Bruxelas.

"Nós consideraremos qualquer governo e parlamento palestinos com base na sua contribuição ao processo de paz, no reconhecimento de Israel e na reafirmação da teoria de dois estados, que deve permitir a instauração de um Estado palestino", comentou Wolfgang Schuessel, presidente atual da UE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;