Política Titulo Santo André
Coordenador de Ailton Lima é multado por divulgar pesquisa ilegal

Claudinei Beltrami publicou nas redes sociais levantamento não registrado no TSE, em desconformidade com a legislação eleitoral

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/11/2020 | 00:02
Compartilhar notícia


O juiz Marcelo Franzin Paulo, do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), aplicou multa de R$ 53,2 mil a Claudinei Beltrami, um dos responsáveis da campanha à Prefeitura de Santo André do ex-vereador Ailton Lima (PSB) e também candidato a vereador pelo PSC, por publicação de pesquisa não registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Beltrami é representante da coligação Santo André Grande de Verdade, que defende a eleição de Ailton. Segundo denúncia apresentada pela coligação Futuro Seguro Para Nossa Santo André, que sustenta a tentativa de reeleição do prefeito Paulo Serra (PSDB), Beltrami divulgou levantamento irregular no Facebook, em desconformidade com a legislação eleitoral.

No processo, Beltrami argumentou que veiculou em suas redes sociais uma enquete, não pesquisa, realizada durante o período de pré-campanha.

O magistrado, entretanto, não aceitou a tese da defesa de Beltrami. Franzin Paulo sustentou que condutas similares à identificada de Beltrami podem ensejar manipulação de informação com objetivo de influenciar o eleitorado.

“Percebe-se, assim, que o representado expressamente classificou sua publicação como sendo o resultado de uma ‘pesquisa’, incorrendo, portanto, na conduta vedada legalmente, já que manipulou a informação veiculada, endossando sua legitimidade com o escopo de influenciar o leitor”, escreveu o juiz.

Advogado da coligação Futuro Seguro Para Nossa Santo André, Leandro Petrin disse que “não é possível que as campanhas eleitorais tentem induzir eleitores a erro produzindo fake news e divulgando pesquisas falsas”. “O eleitor não é bobo e a Justiça Eleitoral sempre atuará quando houver ilegalidade desse tipo”.

Até o fechamento desta edição, a campanha de Ailton não havia se manifestado.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;