Internacional Titulo
Para ministro chinês, Nobel da Paz a Liu Xiaobo é 'ridículo'
Da AFP
20/12/2010 | 12:25
Compartilhar notícia


O Prêmio Nobel da Paz a Liu Xiaobo é "ridículo", afirmou nesta segunda-feira o vice-ministro chinês das Relações Exteriores, Cui Tiankai, que recebeu um pedido público da Austrália a favor da libertação do dissidente chinês.

"Penso que não é um assunto de direitos humanos, e sim um assunto de respeito ao sistema judiciário chinês e aos sentimentos do povo chinês", declarou Tiankai em uma entrevista conjunta em Pequim com susbsecretária australiana das Relações Exteriores, Heather Smith.

"Na verdade, honrar um criminoso é ridículo. Este episódio é uma farsa política", completou.

Liu Xiaobo foi condenado por "subversão" a 11 anos de prisão em dezembro de 2009 por ter sido um dos autores da Carta 08, texto que pedia democracia na China.

Antes das declarações do vice-ministro chinês, Heather Smith declarou à imprensa que durante os encontros com Tiankai e outras autoridades chinesas repetiu os pedidos de libertação de Liu Xiaobo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;