Cultura & Lazer Titulo
'Matrix' ganhará duas seqüência no ano que vem
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
11/02/2002 | 16:36
Compartilhar notícia


O grande sucesso da ficção científica dos anos 90, The Matrix (1999), voltará em duas seqüências a partir do ano que vem. Os projetos – The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions – são mantidos em segredo, mas algumas informações, para deleite dos fãs, já começam a vazar.

Desde 24 de setembro do ano passado, a trindade do primeiro Matrix, Neo, Morpheus e Trinity (Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss), além do agente Smith (Hugo Weaving), estão em Sydney, Austrália, para as filmagens dos dois novos longas. Antes, foram rodadas cenas preliminares em São Francisco, nos Estados Unidos.

Embora os irmãos roteiristas e diretores Andy e Larry Wachowski mantenham em sigilo a linha-mestra das histórias, duas novas atrizes se juntarão ao elenco: Monica Bellucci (a belíssima protagonista do italiano Malena) e Jada Pinkett-Smith, mais conhecida como senhora Will Smith. A personagem de Monica ainda é um mistério, porém, Jada fará a paixão de Morpheus.

Na semana passada, Reeves e Fishburne foram entrevistados pelo ET – Entertainment Tonight, programa de fofocas sobre cinema e entretenimento em geral da TV norte-americana. Entre outras coisas, deram alguns detalhes sobre a seqüência. Reeves limitou-se a falar que os efeitos especiais serão maiores e melhores e que as cenas de luta baseadas em kung fu serão mais incrementadas. Fishburne foi um pouco além e adiantou alguns detalhes.

The Matrix Reloaded se passará seis meses depois do fim do primeiro filme. Nesse meio tempo, os rebeldes terão libertado novos cativos, que eram mantidos desde o nascimento em encubadoras que sugavam sua energia vital. Esta era utilizada para alimentar o supercomputador central conhecido como Matrix – como visto no primeiro filme. Em Zion, último reduto dos humanos na Terra dominada por máquinas, aparecerão novos personagens. Um dos segmentos de ação terá Neo (Reeves) lutando entre quatro paredes de uma mansão contra quatro oponentes que usam armas medievais.

Basicamente, a seqüência dará um tempo na jornada de Neo em busca pela verdade sobre seu dom especial de dominar a Matrix. “O filme será mais sobre o conflito entre máquinas e humanos”, disse Reeves ao ET. Sobre os efeitos especiais, Reeves afirmou que estão sendo tentadas “coisas mais loucas”, como nas cenas de kung fu, que estariam mais sofisticadas e mais desafiadoras do que no primeiro filme.

“Algumas cenas onde estou suspenso por fios possibilitam chegar ao meu limite. Antes, era como se perguntassem ‘você pode dar dois chutes?’. Agora, a pergunta é ‘você pode dar três chutes, mas com um salto giratório?’. É como se você tivesse acabado de aprender a andar e perguntassem se poderia voar”, afirma.

The Matrix Reloaded provavelmente deve estrear em julho de 2003, e The Matrix Revolutions, em 2004, embora fala-se também em novembro de 2003 para a terceira parte. Além de render as duas continuações, e de ser campeão de vendas no Brasil e no exterior com o DVD do filme original lançado há dois anos, sua página oficial na internet (www.whatisthematrix.com) oferece uma série de 12 histórias em quadrinhos, inspiradas no universo do filme, assinadas por feras como Dave Gibbons (Watchmen), Neil Gaiman (Sandman) e Bill Sienkiewicz (Electra Assassina).

Por enquanto, além do vídeo e do DVD do filme original, está disponível nas locadoras o recente documentário Matrix – Os Segredos da Produção (The Matrix Revisited), de Josh Oreck, lançado em DVD no fim do ano. É um making of de 129 minutos que detalha a realização do filme e esclarece como foram elaborados os revolucionários efeitos especiais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;