Internacional Titulo
Departamento europeu reconhece erro ao aprovar patente
Do Diário do Grande ABC
21/02/2000 | 15:37
Compartilhar notícia


O Departamento Europeu de Patentes de Munique (Sul da Alemanha) reconheceu, esta segunda-feira, que cometeu um ``grave erro' ao aprovar uma patente relativa a embrioes geneticamente modificados, que poderia ser usada em seres humanos.

Segundo a organizaçao ambientalista Greenpeace e o jornal Financial Times Deutschland, que revelaram o caso hoje, a patente permitiria, teoricamente, a criaçao de um ser humano geneticamente modificado.

Aprovada em dezembro de 1999, a patente EP 695351 contraria a legislaçao alema e às diretrizes da Uniao Européia, reconheceu o porta-voz do Departamento, Rainer Osterwalder, acrescentando que três especialistas a aprovaram erradamente.

O Greenpeace e o Financial Times Deutschland afirmam que a patente se refere à extraçao de células embrionárias, que poderiam ser modificadas geneticamente para formar órgaos ou permitir a criaçao de seres humanos geneticamente modificados.

Segundo o Greenpeace, a proprietária da patente é a firma australiana Stem Cell Sciences. Aprovada legalmente, a patente só pode ser retirada mediante recurso apresentado por terceiros. O Greenpeace já anunciou a intençao de entrar com um recurso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;