Política Titulo
Prefeito de Mauá reitera aumento de impostos
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
15/09/2009 | 07:45
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), reiterou no PPA (Plano Plurianual) que deve revisar as alíquotas do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), ISSQ (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e ITBI (Imposto sobre Transmissão Intervivos e de Bens Imóveis). A previsão de reajuste foi feita na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2010, aprovada em junho no Legislativo.

Apesar da previsão de aumento na arrecadação dos tributos, o petista não confirma valores na peça.

O especialista em Direito Administrativo Alberto Rollo alega que é normal que a revisão de novas tributações seja feita no PPA. "Tem de haver previsão de aumento se ele está fazendo novas obras. É normal", diz.

Além de regularizar a taxa de iluminação pública, Oswaldo conseguiu neste ano que vereadores apoiassem a redistribuição da cidade em 14 regiões de planejamento, o que pode alterar valores na planta genérica da cidade e, consequentemente, o IPTU. A tarifa de água também foi reajustada neste ano em 18,25%.

O vereador Manoel Lopes (DEM) alerta que o prefeito petista solicita no PPA que alterações no projeto possam ser feitas por decreto, o que deve inibir a Câmara nas decisões pontuais sobre impostos. "Se aprovarmos, assinaremos carta em branco."

O presidente da Câmara Rogério Santana (PT) minimiza. "Se houver necessidade, faremos modificações."

Mais arrecadação - Mauá espera para 2010 crescimento de 12% se comparado à arrecadação prevista para este ano. Segundo a LDO, mesmo com a instabilidade econômica internacional, a cidade deve subir a arrecadação de R$ 447,6 milhões para R$ 501,5 milhões.TL




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;