Internacional Titulo
Israel e Hezbollah travam maior combate na fronteira libanesa
Da AFP
29/06/2005 | 17:44
Compartilhar notícia


A milícia xiita Hezbollah e as forças armadas israelenses protagonizaram nesta quarta-feira o maior enfrentamento dos últimos cinco meses na região fronteiriça das Fazendas de Shebaa, no sul do Líbano.

O confronto deixou sete "vítimas" entre os israelenses, afirmou um porta-voz militar em Jerusalém, sem detalhar se são mortos ou feridos. O Al-Manar, canal de televisão do Hezbollah, citando "fontes israelenses", informou que um soldado israelense morreu e outros cinco ficaram feridos.

Ambas as partes deram versões diferentes sobre a origem do enfrentamento. Segundo o Al-Manar, tudo começou quando uma patrulha israelense tentou cruzar a "linha azul" estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Israel, por sua vez, afirmou que um comando do Hezbollah, protegido por foguetes, obuses de morteiro e armas ligeiras, se infiltrou no setor sob controle israelense na região da Fazendas de Shebaa e atacou uma de suas posições militares.

Os combatentes do Hezbollah dispararam cerca de vinte foguetes do tipo Katiusha e obuses de morteiro contra posições israelenses nas Fazendas de Shebaa e contra bases da artilharia do exército de Israel em Aamfit, segundo uma fonte dos serviços libaneses de segurança.

Além da resposta da artilharia israelense, a aviação lançou cerca de dez mísseis ar-terra contra posições da milícia xiita.

A polícia libanesa não informou se houve vítimas. Depois da primeira das cinco incursões aéreas, o Hezbollah disparou quatro mísseis terra-terra contra a posição israelense de Fachkul, nas Fazendas de Shebaa, informou a milícia.

O ataque do Hezbollah ocorreu depois de uma semana de trabalhos de fortificação por parte de Israel na zona das Fazendas de Shebaa, com novas barreiras de arame farpado e câmaras de vigilância. O Líbano, com apoio de Damasco, reclama a região das Fazendas de Shebaa, que era da Síria e foi conquistada por Israel em 1967. A ONU considera que as Fazendas são território sírio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;