Internacional Titulo
UE inicia nesta 2ª discussoes sobre expansao para o leste
Do Diário do Grande ABC
05/12/1999 | 17:13
Compartilhar notícia


A Uniao Européia inicia nesta segunda-feira uma semana de gestoes sobre a ampliaçao da expansao da organizaçao para o leste e a inclusao de questoes de defesa entre os fatores de integraçao européia, como os subsídios agrícolas e a moeda única.

Os chanceleres da UE se reunirao nesta segunda-feira para discutir a pauta de uma conferência de cúpula de dois dias que começará sexta-feira em Helsínque. Está previsto que os governantes europeus se comprometam com uma política de segurança que incluiria uma força de reaçao rápida de até 60.000 homens e 500 avioes, capaz de ser deslocada em 60 dias.

Entre outros pontos, a pauta inclui uma controvérsia interna em torno da retençao de impostos sobre juros. A Gra-Bretanha se opôs a esse imposto, a menos que o mercado de eurobônus de Londres nao seja incluído.

Os chanceleres recomendarao que os governantes acelerem o ritmo da ampliaçao da UE. O grupo negocia desde 1998 com Polônia, Hungria, República Tcheca, Estônia e Chipre. Considera-se provável que a essa lista sejam acrescentadas Bulgária, Romênia, Letônia, Lituânia e Eslováquia, que em 1997 foram incluídos em um processo mais lento, e Malta.

Também se prevê que a UE conclua seus planos para a criaçao da Entidade de Segurança e Defesa Européia. O programa, dentro da OTAN. permitirá à Europa contribuir com maior número de soldados para operaçoes de combate no exterior a fim de que o continente passe a depender menos da influência e do poder de fogo dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;