Cultura & Lazer Titulo
Sun e parceiros preparam versão de Java para celular
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
08/07/2002 | 17:25
Compartilhar notícia


A Sun Microsystems está preparando o lançamento de um software com a linguagem Java para telefones celulares. Com a novidade, a empresa espera impedir a estagnação do mercado Java e evitar a concorrência direta com empresas rivais de grande porte, como a gigante Microsoft.

A nova versão para aparelhos móveis deverá ser aprovada nas próximas semanas, e inclui um formato padronizado para downloads de programas em Java e interface mais sofisticada, além de melhor som e trabalho de rede.

O aplicativo é importante não apenas porque amplia a gama de tipos de programas que podem rodar em um celular, mas também porque pode ajudar a evitar que os fabricantes de telefones móveis criem seus próprios meios de operar os programas, o que poderia arruinar a difusão da linguagem Java. A tarefa de mantê-la no mercado é considerada prioritária para a Sun, criadora do código. A empresa pretende suprir as necessidades de outras companhias para estender a utilização da linguagem e impedir que, no futuro, o código se torne imcompatível com outras versões.

Java cria softwares que permitem rodar programas em diferentes sistemas operacionais. Por isso, ela garante ao usuário a possibilidade de adaptar um programa de chat a telefones móveis fabricados pela Siemens, Motorola ou Nokia, por exemplo. O aplicativo trabalha com servidores e desktops de computadores, mas várias atividades restringem-se apenas à versão para celulares, chamada MIDP (Mobile Information Device Platform).

A linguagem enfrenta a concorrência do Smartphone 2002 da Microsoft e do Pocket PC Phone Edition, assim como do BREW (Binary Runtime for Wireless), produzido pela Qualcomm.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;