Economia Titulo
Fris-Moldu-Car faz 50 anos em busca de um futuro
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
11/02/2008 | 07:22
Compartilhar notícia


Uma das principais empresas de autopeças do Grande ABC completa 50 anos nesta segunda-feira. A Fris-Moldu-Car, de São Bernardo, não apresenta apenas uma história de pioneirismo em sua área, mas também de problemas trabalhistas e uma quase falência no último ano.

A empresa, que está há 45 anos no Bairro de Rudge Ramos, começou em 1958 no tradicional Bairro do Ipiranga, em São Paulo.

E foi lá que passou um de seus mais ilustres funcionários: Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, aprendiz do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o hoje presidente da República trabalhou na linha de produção por 11 meses.

Porém, também foi lá em que Lula perdeu o seu dedo mindinho durante uma madrugada de trabalho em uma das prensas, após seu colega de máquina ter dormido e soltado o braço do equipamento –, que fechou na mão do futuro sindicalista e presidente. Na época, Lula tinha 19 anos.

Do período, apenas um dos tornos com que Lula trabalhou está lá como recordação. Logo depois do fato, a empresa se mudou para seu atual endereço na cidade de São Bernardo.

No final dos anos 1970 e começo dos 1980, a autopeças atingiu sua fase mais próspera, trabalhando para as principais montadoras do País – Ford, Volkswagen, GM e Fiat – e empregando 2.500 metalúrgicos.

Hoje, a Fris luta para voltar a operar depois de permanecer quase um ano fechada por causa de pendências trabalhistas. Em fevereiro de 2007, os 370 trabalhadores paralisaram a empresa, que só conseguiu retomar suas atividades em janeiro deste ano.

A fase mais difícil que a empresa passou começou em setembro de 2006, quando perdeu seu contrato com a General Motors, após uma greve de trabalhadores.

A montadora era responsável por 53% do faturamento da Fris e os produtos feitos na fábrica abasteciam não somente a planta da automobilística de São Caetano, mas de toda a América Latina.

Retorno - Atualmente, a Fris-Moldu-Car passa por um processo de recuperação judicial. Desde o início de janeiro, a companhia está operando com cerca de 25 funcionários como sistemistas – contratada por outras empresas do mesmo ramo para dar conta da demanda do setor automotivo.

Hoje, já são quatro contratos para fornecimento a essas empresas. Entretanto, nenhum negócio direto com montadora foi retomado.

“Empresas como a Fiat e a Honda já se interessam em voltar a negociar com a Fris, mas enquanto os atuais contratos não se encerrarem, não há como retomar a parceria”, afirma José Roberto Ferreira Riviello, administrador da Fris.

Sindicato - Para o Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC, que travou uma batalha com a empresa no ano passado pelos direitos dos trabalhadores, a Fris-Moldu-Car não tem o que comemorar.

“Ninguém recebeu nada ainda e nem sabe quando”, contesta José Paulo da Silva Nogueira, diretor da entidade. Dos 370 empregados antes da paralisação, apenas cinco foram convocados para retomar seus postos de trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;