Internacional Titulo
KFOR utiliza gás lacrimogêneo para conter kosovares
Do Diário do Grande ABC
21/02/2000 | 15:00
Compartilhar notícia


A Força Multinacional da Otan em Kosovo (KFOR) utilizou gases lacrimogêneos, nesta segunda-feira, contra milhares de albaneses que pretendiam atravessar a ponte central, que divide as duas zonas de Kosovska Mitrovica (Norte).

Soldados franceses da KFOR forçaram os albaneses a retroceder em seu avanço. Após a tentativa, cerca de 500 a 600 sérvios se reagruparam perto da ponte.

Vinte e cinco blindados e caminhoes da KFOR encontram-se estacionados sobre a ponte para impedir a travessia dos manifestantes. Efetivos de elite da KFOR tomaram posiçao dos prédios vizinhos à área da ponte.

Nesta manha, cerca de 25 mil kosovares marcharam de Pristina, capital do Kosovo, para a cidade dividida de Kosovska Mitrovica, no Norte, em protesto contra a violência racial entre comunidades rivais.

A multidao, integrada por homens, mulheres e crianças de todas as idades, iniciou a marcha às 8h local (5h de Brasília), agitando bandeiras albanesas e norte-americanas, assim como símbolos da Otan e da ONU, na estrada que leva até o Norte, rumo a Mitrovica.

Aos cerca de 10 mil manifestantes que iniciaram a marcha, juntaram-se habitantes das localidades por onde passavam. No povoado de Donje Stanovce, a cerca de 15 km de Pristina, eram mais de 25 mil, declarou Gilles Moreau, porta-voz canadense da polícia da ONU. Vários veículos da força multinacional KFOR e da polícia da ONU abriam caminho para o cortejo.

Mitrovica, principal cidade do Norte de Kosovo, está dividida desde o final da guerra de Kosovo, em junho de 1999, em duas regioes. No Norte, de maioria sérvia, vivem também mil albaneses, e o Sul é quase completamente povoado por albaneses. A força multinacional dirigida pela Otan (KFOR) controla as pontes que unem as duas áreas.

Os albaneses exigem a reunificaçao da cidade e afirmam que os paramilitares enviados por Belgrado se encontram na parte Norte. Mitrovica e sua regiao sofrem desde o começo de fevereiro uma onda de violência que teve início com um ataque a granada antitanque contra um ônibus da ONU que transportava os sérvios. Estes confrontos deixaram um saldo de dez mortos (seis albaneses, dois sérvios e dois turcos), além de 20 feridos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;