Nacional Titulo
Para secretário, Franco da Rocha tinha liberdade demais
Do Diário OnLine
15/04/2003 | 14:42
Compartilhar notícia


O secretário da Educação, Gabriel Chalita, disse nesta terça-feira, em entrevista à rádio CBN, que o ex-diretor do complexo de Franco da Rocha da Febem, José Tomaz Celidônio Gomes dos Reis, afastado nessa segunda-feira do cargo, dava liberdade demais aos líderes da unidade 30, tratamento ao qual os internos não estavam acostumados.

Chalita comentou que Gomes dos Reis tentou implantar um modelo semelhante ao que ocorre no sistema penitenciário, mas que não deu certo. O secretário explicou que o critério utilizado para a escolha do novo diretor foi o de alguém que conhecesse a unidade, que deverá ser fechada até o fim do ano. Chalita também disse que o novo diretor do complexo, Antônio dos Anjos, faz parte de uma força-tarefa que vai atuar para fechar a unidade.

O secretário da Educação afirmou acreditar que é preciso desativar o modelo de Febem como o de Franco da Rocha, onde em um mesmo setor são abrigados mais de 300 internos. Para ele, um projeto sócio-educativo só é possível em dimensões menores.

Segundo Chalita, nem todas as unidades da Febem são como a de Franco da Rocha. Ele acredita que o ideal para o órgão é que, por fora, as unidades da Febem sejam como presídios de segurança máxima, com muros altos e seguranças. Por dentro, os complexos devem ter o aspecto de uma escola, onde os menores possam ser realmente reabilitados.

O secretário afirmou que, infelizmente, as revistas com menores sem roupa após rebeliões são necessárias para a segurança dos próprios internos, já que muitos deles são maiores de idade e podem usar armas para ameaçar companheiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;