Cultura & Lazer Titulo
Cartoon passa a exibir desenho para gente grande
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
07/10/2005 | 08:47
Compartilhar notícia


O Cartoon Network, canal por assinatura que exibe desenhos animados de safra própria, animes e acervo da Turner Broadcasting, dona do canal, começa a mostrar nesta sexta-feira no Brasil um bloco de desenhos para adultos, o Adult Swim, ou [adult swim] como o canal divulga. Das 23h à 1h, e com reprises nas madrugadas até 5h, os desenhos são para os grandinhos a partir de 18 anos que estejam em casa e aos que voltam da balada insones ou de mãos abanando. O canal está disponível em todas as operadoras, a cabo ou por satélite. A expressão Adult Swim é usada nos Estados Unidos para designar o horário exclusivo para adultos nas piscinas públicas.

Se o telespectador conhece desenhos animados, a destilação de sarcasmo tem melhor proveito. Mas se animação não tiver sido um programa de infância, também é possível curtir a tiração de sarro explícita. É humor para quem gosta da crítica social de Os Simpsons (canal Fox), mas prefere menos refinamento e mais escracho pop.

Nesse sentido, há dois potenciais. Um é Harvey Birdman, o Advogado. É o Homem-Pássaro, herói de segunda linha que teve seus desenhos cancelados depois de 40 episódios e decidiu montar um escritório de advocacia. Especializou-se em defender celebridades dos desenhos com sua lábia de defensor da Justiça e usando terno por cima do uniforme, deixando as asas a mostra. Defende gente como Fred Flintstone, pego em flagrante numa investigação sobre a máfia, ou um caso de custódia entre o Dr. Benton Quest e Roger Race Bannon, pleiteando a guarda dos meninos Johnny Quest e Hadji. O tapinha do Dr. Quest no traseiro de Harvey brinca com as insinuações homossexuais em desenhos.

Outra piração promissora é Aqua Teen: Esquadrão Força Total, uma maluquice que tem no pop sua matéria prima. Eles são um grupo mutante, ou mal desenhado tanto faz, formado por um copo de milk shake, um pacote de batatas fritas e uma almôndega. O "aqua" do nome é exagero, pois não são aquáticos. Isto é, eles adoram se reunir na piscina do vizinho sem que este saiba. A "força total" é mera força de expressão, pois o líder milk shake quer mais é deixar a vilania se virar sozinha. Está em via de execução o projeto de um longa animado com esta gangue.

Laboratório Submarino 2021 é uma sátira a um desenho da Hanna-Barbera que mostrava a vida em uma estação científica sob o oceano, nesta produção dirigida por ineptos. O Show do Brak, um antigo vilão do Space Ghost vivendo com seus pais num subúrbio é uma produção do Cartoon, dos mesmos criadores do talk show Space Ghost Costa a Costa, primeira incursão dita para adultos do canal há dez anos.

Produtores independentes também integram o bloco. Em Projeto Clonagem, clones de figuras públicas voltam a viver como adolescentes. John Kennedy é o fortão do colégio doido para namorar a gostosona Cleópatra, que também é paixonite do tímido Abraham Lincoln. Porém, este não tem jeito nenhum com mulheres, por isso não consegue perceber o quanto Joana D’Arc está amarrada na dele. Nem seu fiel amigo Gandhi, ligadão no 220 volts, mas que na hora de fazer algo pelo social pula fora.

Filmes Caseiros mostra como um garoto filho de pais separados se vira com os amigos sem a bola de futebol no pé mas com uma câmera na mão. Mission Hill é a aventura de um aspirante a cartunista – atualmente vendedor de móveis – que vai morar sozinho na cidade junto com seu irmão caçula. Bob e Margaret são um casal de ingleses que ganharam uma série depois de concorrer ao Oscar.

A estréia do Adult Swim nos Estados Unidos foi em 2001. Em abril deste ano passou a ter audiência medida à parte. Constatou-se que a faixa etária que assiste o bloco de desenhos é de 18 a 39 anos, faixa que tanto o Cartoon como seu concorrente Nickelodeon – líder na faixa até 11 anos –, não atingiam. No Brasil, será exibido nas noites e madrugadas de sexta, sábado e domingo, para os insones de fim de semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;