Internacional Titulo
Pequim proíbe anúncio em outdoors para frear desigualdades sociais
Da AFP
10/07/2007 | 18:43
Compartilhar notícia


A capital chinesa está livre, há semanas, de anúncios de bens de luxo, em uma campanha de "purificação" publicitária do governo para pôr freio no aumento das desigualdades sociais antes dos Jogos Olímpicos de 2008.

Os grandes outdoors das avenidas de Pequim, usualmente ocupados com propaganda de condomínios de luxo, estão vazios agora.

As autoridades chinesas acusam essas propagandas de incitar e agravar a desigualdade entre ricos e pobres e temem que isso possa levar a um aumento de tensões sociais que prejudique as Olimpíadas programadas para agosto de 2008.

"Muitos utilizam esses termos exagerados que estimulam o luxo e o ócio, inacessíveis para os cidadãos com baixos salários e que têm uma má influência no harmonioso clima da capital", justificou o prefeito Wang Qishan.

A campanha "antiostentação" foi posta em marcha vários meses antes de uma importante reunião política, o XVII PCC (Congresso do Partido Comunista Chinês), uma grande manobra publicitária para o próprio regime.

O Departamento de Pequim para a Administração da Indústria e Comércio, responsável pela aplicação das novas regras, explicou que "o conteúdo de certos anúncios publicitários não corresponde às demandas da civilização socialista" e não está "de acordo com o espírito comunista".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;