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S.Bernardo cria grupo de trabalho para alavancar o turismo
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
11/03/2011 | 07:10
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Com o objetivo de fomentar os pontos turísticos da cidade, a Prefeitura de São Bernardo reuniu empresários, prestadores de serviço e entidades ligadas ao segmento turístico para iniciar às atividades do Projeto de Gestão & Planejamento de Destinos, do Ministério do Turismo.

Ontem, na Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), o grupo de trabalho lançou a oficina de formação para capacitar os empreendedores locais. Esses empresários terão cursos de gestão e planejamento do turismo, priorizando políticas que foquem a competitividade no mercado.

"Essa proposta faz parte do plano nacional do setor. A ideia é planejar ações de melhoria dos pontos turísticos da cidade e fortificá-los. Queremos expandir a competitividade turística", abrevia Mauro Coutinho, consultor do Instituto Marca Brasil, turismólogo e coordenador do evento.

Dessa forma, a ação do instituto será a de capacitar integrantes do governo local e regional, constituídos sob a forma de grupos gestores, e acompanhar as ações que auxiliarão no atendimento dos objetivos do projeto.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, a cidade já detem investimentos a serem feitos nos pontos turísticos do município - que somam R$ 25 milhões (entre recursos do Ministério do Turismo, da Prefeitura e do setor privado).

Desse total, R$ 7 milhões serão destinados à requalificação da Prainha (Riacho Grande), outros R$ 9 milhões para melhorias do Parque Estoril (como ciclovia, sistema de iluminação e academia ao ar livre); R$ 6 milhões para Cidade da Criança, como a implantação de novos brinquedos. "O restante da verba será aplicado à finalização turística. Queremos sinalizar a cidade com cerca de 2.000 placas para localizar esses locais, por exemplo. Com esse projeto poderemos ter mais investimentos", conta o secretário.

Ele explica que o grupo gestor que for definido deverá validar junto ao Ministério do Turismo se os projetos são sustentáveis e viáveis. "Queremos que São Bernardo seja um dos destinos entre a venda de pacotes turísticos. Por essa razão, vamos conversar com agências da região."

Dentre os empresários participantes, o proprietário de um restaurante no Riacho Grande, Robson Sanches de Souza, diz acreditar que essa é uma oportunidade de expor as necessidades da cidade. "Teremos como melhorar os locais que oferecem lazer e sugerir novos projetos", observa Souza.

Projeto de Sto.André será lançado neste mês

São Bernardo e Santo André integram a lista dos 16 municípios do Estado de São Paulo apontados no estudo de competitividade turística desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em conjunto com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a FGV (Fundação Getulio Vargas).

O trabalho teve início em 2007 e o resultado foi apresentado em agosto passado e vai contribuir no planejamento estratégico dos municípios.

Ao todo são 125 cidades brasileiras que compõem o projeto. Com 54 pontos em uma escala de zero a 100 entre 81 cidades pesquisadas, São Bernardo se destacou por quesitos como economia, capacidade empresarial, infraestrutura geral, acesso, aspectos sociais e ambientais.

"Em Santo André ainda não lançamos o projeto, mas isso deve acontecer ainda neste mês", disse o consultor do Instituto Marca Brasil Mauro Coutinho, sobre os planos traçados.

METODOLOGIA - O levantamento representa ferramenta a mais para ajudar as cidades a executar o planejamento estratégico do turismo regional.

O documento reúne análises referentes às respostas coletadas pela FGV no destino com dados relativos a 2008 e 2009. Já o índice geral de competitividade refere-se à soma ponderada das 13 dimensões avaliadas.




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