Economia Titulo
Abegás apura consumo recorde de gás em agosto
29/09/2010 | 07:17
Compartilhar notícia


As concessionárias estaduais registraram um consumo recorde de gás natural em agosto, de acordo com a Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado). Na comparação com igual mês de 2009, as vendas totais subiram 54,4%, de 36,95 milhões de m³/d (metros cúbicos por dia) para 57,06 milhões de m³/d.

Esse volume superou o recorde anterior, que foi de 51,7 milhões de m³/d em outubro de 2008. Excluída a venda de gás para a geração elétrica, as distribuidoras apuraram alta de 12,02% no consumo do mercado não térmico (residências, comércio, indústrias e automotivo), de 34,42 milhões de m³/d para 38,56 milhões de m³/d.

O forte consumo de gás está associado à elevada demanda do insumo pelas termelétricas. Com os reservatórios das hidrelétricas nos níveis mais baixos dos últimos anos, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) determinou a operação das térmicas para garantir o suprimento de energia elétrica ao País.

Por conta disso, o consumo de gás pelas usinas cresceu 632,06% no período, de 2,52 milhões de m³/d para 18,49 milhões de m³/d.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;