Internacional Titulo
Nova tentativa de resgatar submarino fracassa
Do Diário do Grande ABC
17/08/2000 | 17:08
Compartilhar notícia


Fracassou nesta quinta-feira uma nova tentativa de resgatar os 118 tripulantes do submarino nuclear russo 'Kursk', encalhado desde o último fim de semana no fundo do Mar de Barents. Ao mesmo tempo, surgiam novos indícios de que uma forte explosao atingiu boa parte do submarino.

Oficiais da Marinha russa disseram que nao havia sinais de vida no 'Kursk', embora ainda possa haver tripulantes vivos. Nesta quinta-feira, as cápsulas de resgate que durante três dias tentaram acoplar-se ao submarino fracassaram novamente devido às correntes submarinas e à areia agitada na escuridao do leito marinho.

O primeiro-ministro russo, Mikhail Kasyanov, disse nesta quinta que a situaçao é "quase catastrófica", segundo a imprensa russa.

As equipes de resgate britânicas que se dirigem por mar ao local em que o submarino afundou nao chegarao até sábado, o que provoca temores de que seja tarde demais. Informou-se também que as equipes norueguesas vao demorar ainda mais, chegando apenas segunda-feira.

A Marinha russa divulgou cálculos contraditórios sobre a reserva de oxigênio a bordo do 'Kursk', embora alguns oficiais tenham dito que os geradores de ar podem ter sido destruídos quando o submarino chegou ao fundo do mar.

Enquanto as autoridades da Marinha se reuniam para analisar a situaçao e avaliar novas estratégias de resgate, quatro cápsulas de resgate russas se revezavam na luta para chegar ao submarino, em tentativas de cinco horas cada. A Marinha negou veementemente versoes da imprensa de que as equipes de resgate estavam fracassando por falta de treinamento.

Imagens filmadas do submarino mostram grandes danos que, provavelmente, o fizeram ir para o fundo rapidamente, segundo fontes da Marinha. A sala de controle, onde fica a maior parte da tripulaçao está sob a torre avariada, o que sugere que muitos marinheiros nao devem ter tido tempo de escapar quando o 'Kursk' afundou.

"O acidente ocorreu tao depressa que podemos dizer que foi quase instantâneo", declarou o porta-voz da Marinha, capitao Igor Dygalo.

Os submarinos americanos que acompanhavam as manobras navais russas quando o 'Kursk' foi ao fundo detectaram duas explosoes, a segunda mais forte que a primeira, segundo informaçoes da imprensa russa.

A Marinha russa se negou a confirmar essas versoes, mas alguns oficiais disseram que uma explosao no compartimento de torpedos, na proa do submarino, aparentemente o fez afundar. Uma possibilidade é que tenha explodido um torpedo, desencadeando uma explosao muito mais forte no compartimento onde estavam todos os projéteis.

O 'Kursk' podia levar até 28 torpedos e projéteis anti-submarinos, cada um com ogivas de até 450 quilos. Mesmo a explosao de apenas alguns torpedos pode causar danos catastróficos, disseram oficiais. Contudo, a Rússia afirmou que o submarino nao transportava ogivas nucleares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;