Esportes Titulo
Arco e flecha: Sesc recebe torneio e realiza clínica aberta
Anderson Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
22/11/2003 | 22:20
Compartilhar notícia


Reviver as aventuras de Robin Hood. A lenda do maior arqueiro de todos os tempos promete se tornar realidade. É isso o que promete a Federação Paulista de Arco e Flecha, que fará sua sétima etapa do campeonato estadual indoor (espaço fechado) neste domingo, das 9h às 18h, no Sesc Santo André. A participação no evento é exclusiva aos atletas federados, mas a entrada é franca e aberta a todos os moradores da região. Os que tiverem o desejo – e a coragem – de atirar poderão se inscrever nas clínicas de arco e flecha, marcadas para acontecer nesta terça e quinta-feira, das 17h às 20h30, e no dia 6 de dezembro (sábado), das 10h às 15h, no mesmo local. “Nosso objetivo é popularizar ao máximo o esporte em todo o Estado”, disse o diretor técnico da Federação Paulista de Arco e Flecha, Daltaly dos Santos, o Café, que será o instrutor das clínicas durante a semana.

O arco e flecha surgiu aproximadamente em 3,5 mil a.C., com sua utilização como arma durante as batalhas. Milhares de anos depois, a arma se tornou um esporte olímpico. Apesar do Brasil não ter tradição na modalidade, Café acredita que as clínicas podem ajudar em sua difusão. “As pessoas sabem que o esporte existe, mas não têm acesso pelo seu alto custo. Durante essas clínicas, todos terão a oportunidade de atirar sem pagar nada”, disse.

Café acredita que é possível encontrar um novo talento durante estas clínicas, apesar do curto período de tempo de disparos. “Uma pessoa que demonstra postura e concentração tem grandes chances de se tornar um bom arqueiro”, afirmou.

Todos os arcos utilizados no Brasil são importados e divididos em dois tipos: recurvo (também chamado de Olímpico) e composto, que pesam entre 1,5 kg e 3 kg. Uma flecha pode atingir uma velocidade máxima de até 300 km/h. No Campeonato Paulista Indoor, a distância entre o atirador e o alvo é de 18 metros. Nas clínicas, os aprendizes vão se posicionar a partir de cinco metros. “O arco e flecha é a arte da repetição. A pessoa só conseguirá acertar o alvo se mantiver a concentração e a calma durante o maior número de disparos”, afirmou Café.

As inscrições podem ser feitas minutos antes do início das clínicas e, para participar, o interessado deve ter mais de sete anos. “A área de tiro é isolada por um esquema de segurança e não há riscos de acidentes. A família pode vir tranqüila para se divertir”, disse Vânia Rangel, monitora de esportes do Sesc e responsável pela organização dos eventos. O Sesc Santo André fica na rua Tamarutaca, 302. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4469-1200, com Vânia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;