Cultura & Lazer Titulo Artes plásticas

Capital e região celebram Semana dos Museus

15/05/2012 | 07:48
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Obra que retrata os bairros formados por imigrantes em São Paulo, escrita por Guilherme de Almeida, "Cosmópolis" (1962) serviu de inspiração para os museus paulistanos que destacam o papel dos imigrantes na construção do Estado durante a "Semana Nacional dos Museus", que segue até domingo, mobilizada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), com a participação de 1.006 instituições em 500 cidades do País.

Enquanto a Pinacoteca do Estado (Praça da Luz) expõe obras de artistas imigrantes que vieram para São Paulo, o Museu de Arte Sacra (Avenida Tiradentes, 676) propõe a visita "Bairro Luz: Das Origens à Contemporaneidade" para mostrar a história da região.

Já o Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz) convida o público a perceber as possibilidades da criação literária com base na diversidade cultural brasileira. No domingo, por exemplo, será realizada a visita temática "Antropofagia das Palavras", que retrata o uso cotidiano de termos de origem africana, indígena e europeia.

Fechado para reforma, o Museu da Imigração preparou exposição, disponível na internet (www.museudaimigracao.org.br), com depoimentos de moradores de vários bairros de São Paulo, que falam sobre os lugares guardados na memória e a construção da identidade na metrópole.

NO GRANDE ABC - Em Diadema, o Museu de Arte Popular (Rua Graciosa, 300) sediará hoje, a partir das 19h, a roda de conversa "Encontros e Identidades", na qual os administradores pretendem contar a história da instituição e aproximar ainda mais os frequentadores.

Na Pinacoteca de São Caetano (Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255), serão ministradas no sábado, das 9h às 13h, as palestras "Graffiti - Uma História de Arte Marginal Para os Museus de Arte" (Mariana Zenaro) e "O Despertar Poético Para a Cidade Interior: Reflexos de Uma Arquitetura do Corpo na Metrópole" (Adriana Newman), além exibidos os projetos "Multigrafias" e "Cidade Imaginada" (ambos feitos por Gabriela Canale Miola).

DGABC



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;