Internacional Titulo
Dalai Lama dá conselhos de como ser feliz a 20 mil alemães
Das Agências
30/05/2003 | 23:54
Compartilhar notícia


O Dalai Lama deu sexta-feira conselhos sobre como ser feliz a cerca de 20 mil alemães que se reuniram na Waldbhne, um imenso anfiteatro construído dentro de um parque florestal do oeste de Berlim.

O líder espiritual tibetano participou em Berlim do primeiro Congresso Ecumênico das Igrejas, com o qual católicos e protestantes buscam a aproximação mútua e o diálogo com outras religiões.

"Não posso distinguir com exatidão todos os seus rostos. Mas acho que todos tem um sorriso. E isso me deixa feliz", disse o Dalai Lama a uma multidão que o recebeu com entusiasmo, quase como uma estrela do rock.

O líder budista pronunciou uma conferência intitulada Visões para uma ética global em inglês e em sua língua materna, sem consultar o texto preparado em nenhum momento, relaxado e irônico, e aceitou com graça uma camisa com a inscrição Jesus te ama lançada do público.

O prêmio Nobel da Paz disse que, "apesar de toda diferença externa, não há nenhuma diferença entre as pessoas" e que "o objetivo mais importante de nossa vida é o desejo de ser felizes".

"O nível espiritual é mais importante que o nível corporal. A felicidade e infelicidade espirituais são fortemente influenciados por nossa atitude interna. Assim, uma mesma situação pode ser experimentada de maneira muito diferente dependendo das diferentes atitudes espirituais", expôs.

O líder tibetano, cujo nome significa "oceano de sabedoria", acrescentou que "não há nenhuma garantia de futuro, e por isso perseguimos o princípio da esperança".

Falando no Waldbhne, construído para as Olimpíadas de 1936, o Dalai Lama estava acompanhado do fundador do prêmio Nobel alternativo, Jakob von Uexkll, e pronunciou depois outra breve conferência sobre "viver sem violência".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;