Internacional Titulo
Bush tomou a decisão de atacar o Iraque sozinho, diz jornal
Da AFP
11/09/2002 | 11:39
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, decidiu sozinho, em novembro de 2001, que era preciso derrubar o presidente iraquiano Saddam Hussein do poder. Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira no jornal USA Today, esta decisão foi tomada sem o processo de consultas habitual.

Citando funcionários da Casa Branca, do Departamento de Estado, do Pentágono, do Congresso e dos serviços de inteligência, a reportagem explica que Bush decidiu atacar o Iraque e o debate interno em sua administração concentrou-se na maneira de atingir esse objetivo.

Para o USA Today, a decisão de atacar o Iraque dentro da campanha contra o terrorismo foi tomada por Bush e seus colaboradores mais próximos, sem a consulta de legisladores nem de aliados e sem saber se o regime de Saddam esteve ou não ligado aos atentados de 11 de setembro. Segundo o jornal, os dirigentes desistiram de apontar tal relação por falta de provas.

A decisão de Bush provocou “um curto-circuito em uma grande parte dos especialistas de inteligência e em muitas pessoas do comando central, assim como nos procedimentos normais em termos de segurança nacional”, informou Anthony Cordesman, um especialista em temas do Oriente Médio do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais citado pelo jornal.

“Jamais houve um acordo claro dentro da administração e nada que se pareça com uma diplomacia pública coerente para convencer os aliados dos EUA”, explicou o especialista. Por fim, a Casa Branca também não pediu aos serviços de inteligência que elaborassem um documento sobre o Iraque para descobrir o qual é o arsenal iraquiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;