Cultura & Lazer Titulo
Amigos homenageiam Jorge Amado
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
08/10/2002 | 20:45
Compartilhar notícia


Toda a baianidade de Jorge Amado (1912-2001) ganha tributo a partir desta quarta, em São Paulo. O escritor faria 90 anos no mês passado e, para homenageá-lo, sobem ao palco do Teatro Alfa, até sábado, Nana Caymmi, Danilo Caymmi e Gal Costa.

A prosa de Jorge Amado comanda a concepção artística da temporada. “Nosso espetáculo celebra uma obra que inspirou músicos, poetas, diretores, autores, espectadores e telespectadores e que se multiplicou em peças, filmes, novelas e série. É uma obra que plantou na nossa memória imagens e melodias que ultrapassaram o poder da literatura e povoam a cultura brasileira no sentido mais pop da palavra cultura”, diz o diretor cênico do espetáculo, Alberto Renault.

O show revive também a parceria Dorival Caymmi/Jorge Amado. Jorge foi padrinho de casamento de Dorival e, diz a lenda, este o ajudou a conquistar Zélia, cantando para ela Aconteceu que Sou Baiano.

Os dois compuseram juntos inúmero versos, entre eles os da universal É Doce Morrer no Mar, Modinha de Gabriela, Beijos pela Noite, Cantiga de Cego, Modinha de Dorival Caymmi para Tereza Batista, entre outras. Jorge Amado fez também a letra de algumas canções como o maxixe Gabriela (com Gilvan Chaves e Maurício Sherman) e a balada Lamento da Glória (com Dulce Nunes).

Acompanhados de oito músicos, os amigos Gal, Nana e Danilo, incluíram no repertório do espetáculo músicas como Vamos Falar de Teresa, Caminhos do Mar, Luz de Tieta, Motor da Luz e Morena do Mar, entre outras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;