Cultura & Lazer Titulo
Na flor da idade
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
02/10/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


A companhia chinesa Cloud Gate Dance Theatre retorna ao Brasil com o espetáculo inédito Whisper of Flowers. As apresentações, que vão de hoje a terça-feira, fazem parte da tradicional temporada de dança do Teatro Alfa, em São Paulo, que já recebeu os chineses em anos anteriores.

Formada em 1973 em Taiwan, a companhia mistura em suas criações a linguagem teatral a técnicas de dança nascidas no Ocidente.

Essa coreografia, assinada por Lin Hwai-Min, fundador do grupo, é livremente baseada no texto de O Jardim das Cerejeiras, de Anton Tchekhov. A criação, inclusive, se deveu à participação da Cloud Gate Dance Theatre neste ano no festival que comemorou em Moscou os 150 anos de nascimento do escritor russo, morto em 1904.

Em cena, os 20 bailarinos não assumem os personagens da peça de Tchekhov, que marca o período realista da dramaturgia. O coreógrafo quis, sim, utilizar o argumento do texto para falar sobre os ritos de passagem da juventude para a maturidade.

O ambiente em que se apresentam também é um espetáculo à parte: o grupo é conhecido por utilizar elementos cênicos pouco comuns, mas que conferem efeitos belíssimos na apresentação.

Em Whisper of Flowers (em português, sussurro das flores), o equivalente a 300 kg de pétalas feitas de seda vermelha são despejados sobre o palco. Um vento forte também sopra o tempo todo, ajudando os dançarinos na tarefa de emprestar movimentos aos pedacinhos de tecido, que sobem ao ar.

A trilha sonora tem fragmentos de Seis Suítes para Violoncelo Solo, de Johann Sebastian Bach, gravadas pelo músico russo Mischa Maisky.

Whisper of Flowers com a Cloud Gate Dance Theatre. Espetáculo de dança. Hoje, às 21h. Amanhã, às 18h. Segunda e terça-feira, às 21h. No Teatro Alfa - Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, São Paulo. Tel. 5693-4000. Ingr.: de R$ 50 a R$ 120.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;