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Mercado receberá 130 milhoes de ovos de Páscoa
Do Diário do Grande ABC
15/03/2000 | 16:18
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Os fabricantes de ovos de Páscoa deverao colocar no mercado este ano 15 mil toneladas de ovos, ou seja, mais de 130 milhoes de ovos, igual volume produzido no ano passado. O Brasil é o quinto maior produtor mundial de chocolate e com o volume de produtos de Páscoa ocupa a segunda posiçao no ranking mundial da categoria; apenas o Reino Unido está à frente do país, com 24 mil toneladas.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Sindicato da Indústria de Produtos de Cacau, Chocolates, Balas e Derivados do Estado de Sao Paulo (SIPC).

Garoto - A Chocolates Garoto está investindo R$ 4,5 milhoes em marketing nos seus produtos de Páscoa. Foram produzidos 40 milhoes de unidades, entre ovos e coelhos, um acréscimo de 33% sobre o ano anterior, quando foram fabricados 30 milhoes de ovos. Pelas contas do diretor comercial da empresa Ubiracy Fonseca, 4,5 milhoes de unidades serao destinados ao mercado externo, principalmente América do Sul, Austrália e Japao. "O volume de exportaçoes será 18% superior ao obtido em 1999" afirma.

A Garoto oferece uma linha diversificada, com 16 marcas de ovos, além de coelhinhos e ovinhos. A empresa aposta numa Páscoa bastante farta. O gerente de marketing, Alais Fonseca, prevê um aumento na participaçao de mercado de 17% para pelo menos 20%. Só em divulgaçao vai investir R$ 1,5 milhao nesta Páscoa. A Garoto é a maior fabricante de chocolate da América Latina, com 45 produtos em 77 diferentes apresentaçoes. A empresa exporta para 40 países e ocupa a liderança no segmentos de tabletes e bombons, que juntos respondem por cerca de 80% do mercado.

No ano passado, a Garoto obteve um faturamento de R$ 460 milhoes e a expectativa para 2000 é de uma receita de R$ 790 milhoes, sendo R$ 60 milhoes provenientes das exportaçoes, ou seja, quase o dobro das vendas externas do ano passado.

A empresa planeja investir R$ 15 milhoes em novos produtos, modernizaçao industrial, marketing e tecnologia. O volume de produçao, que atingiu 71,6 toneladas o ano passado deverá saltar para 89 mil toneladas neste ano.

Nestlé - A Nestlé, vice-lider no ranking da Páscoa, com 25% de participaçao de mercado, investiu R$ 10 milhoes para as festividades deste ano e está trazendo cinco novidades. Sao os ovos Especializadas, Sensaçao, Charge, uma bolsa de mini-ovos e Surpresas dentro do ovo Magic, acompanhados da promoçao Nestlé Mundo de Prêmios Magic, que dará 2 mil brindes Disney e 10 viagens com acompanhantes à Disneyworld. "A Páscoa é um evento que acontece no ponto de venda", afirma Flávia Rossi, chefe de produto. "O consumidor vai às compras sabendo que quer ovos de Páscoa, mas só lá decide por uma marca",

Lacta - A Kraft Lacta Sucharp, empresa do grupo Philip Morris, está investindo acima de US$ 10 milhoes na sua linha de Páscoa. Líder no segmento de ovos de chocolate, a empresa apresenta entre as suas novidade o ovo Amaro 240 gramas, composto por chocolates e bombons Amaro na parte interna; o ovo Laka Cookies 240 gramas; o ovo Mix 240 gramas, que possui uma metade com chocolate Laka e a outra com Diamante Negro. Para as crianças, a Lacta traz o ovo Pascoal com 130 gramas com brinquedo, contendo Pencil Top, um brinquedo para colocar no lápis em quatro versoes; o ovo Pascoal 180 gramas e 300 gramas, com brinquedos do personagem Pascoal; o ovo Pokemon 180 gramas, com brinquedos dos personagens mais badalados; e - a grande sensaçao - o ovo Splod 150 gramas, que explode na boca.

A Lacta tem como objetivo conquistar uma maior participaçao no mercado, que foi de 29% no ano passado. Para isso, apostou numa forte campanha de marketing criada pela Young Rubicam, que será veiculada em TV e outdoors nas principais cidades do país a partir do próximo dia 3. A campanha traz o slogan "Páscoa é Lacta. Lacta é chocolate".

Para ajudar a comercializar os 30 milhoes de ovos que irá fabricar, a Lacta contratou cerca de 3 mil funcionários temporários e pretende ampliar sua distribuiçao em 60%, envolvendo de grandes lojistas a pequenos estabelecimentos.

Arcor - A Arcor investiu R$1 milhao em marketing no lançamento dos seus produtos de Páscoa. Será colocado no mercado um volume acima de 5 milhoes de unidades de ovos de chocolate, 37% superior à produçao de 1999.

Durante a Páscoa, o volume de vendas de bombons no mercado chega a crescer até 30%. "A Páscoa é um momento estratégico para investirmos pesado na fixaçao de nossa marca no mercado de chocolate, afirma o gerente de divisao de chocolates da Arcor, Micanor Guerreiro. As famosas Torturitas serao o destaque da Arcor.

Multinacional latino-americana, a Arcor possui 37 fábricas, das quais 30 estao instaladas em nove províncias argentinas e sete em quatro outros países latinos-americanos; no Brasil sao três. O grupo emprega atualmente mais de 13 mil funcionários e é o primeiro produtor mundial de balas e o maior fabricante de chocolates da América Latina.




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