Cultura & Lazer Titulo
Filarmônica toca Brahms em S.Bernardo
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
27/06/2003 | 19:47
Compartilhar notícia


A Filarmônica de São Bernardo encara neste fim de semana mais um desafio: a Sinfonia nº 4 em Mi Menor, Op. 98, de Johannes Brahms (1833-1897). A peça integra o programa dos concertos que o grupo realiza neste sábado, às 20h30, no Teatro Lauro Gomes, e domingo, às 19h, no Elis Regina, em São Bernardo. Em ambas, com entrada franca, a regência é de Paulo Rydlewski.

“Quando Brahms escreveu essa obra, estava introspectivo, na idade madura. Não é tecnicamente difícil de executar, mas mexe com a tua alma”, diz. Essa sinfonia é considerada a mais clássica entre as quatro que levam a assinatura do compositor alemão. Seus dois primeiros movimentos foram escritos em 1884 e os dois últimos, no ano seguinte. Ela já foi descrita como uma obra de caráter atormentado, fogoso, e até rude e solitário.

Antes de assistir à execução da Sinfonia nº 4, o público poderá conferir outra peça de Brahms: a Abertura do Festival Acadêmico, escrita em novembro de 1881, junto com outra peça, a Abertura Trágica.

A que consta desse programa foi criada por Brahms como um agradecimento pelo título de honoris causa concedido pela Universidade de Filosofia de Breslau. Enquanto trabalhava nessa partitura, resolveu dedicar-se ao mesmo tempo a outra, de caráter oposto. “Uma chora e outra ri”, disse ele, à época. A abertura acadêmica é uma espécie de fantasia, que utiliza uma série de motivos diferentes, como canções estudantis.

A peça que a Filarmônica executa na seqüência é o Concerto nº 1 para Trompa e Orquestra, de Richard Strauss (1864-1949) que conta com o trompista André Ficarelli como solista.

Filarmônica de São Bernardo – Sábado, 20h30. No Lauro Gomes – r. Helena Jacquey, 171. Tel.: 4368-3483. Domingo, 19h. No Elis Regina – av. João Firmino, 900. Tel.: 4351-3479. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;