Economia Titulo
Consumo tem 28ª expansão trimestral consecutiva
10/12/2010 | 07:22
Compartilhar notícia


O consumo das famílias prosseguiu em expansão no terceiro trimestre, impulsionado pela disponibilidade de crédito e o aumento da renda. O ritmo do crescimento, entretanto, foi reduzido.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o consumo, que tem forte peso no cálculo do PIB (Produto Interno Bruto) registrou alta de 5,9% ante igual período do ano passado, na 28ª expansão consecutiva nessa base de comparação.

O coordenador de contas nacionais do IBGE, Roberto Olinto, afirma que, a alta foi sustentada por salários maiores e pela oferta de crédito. A massa salarial real cresceu 10,2% no período e o saldo de operações de crédito com recursos livres para pessoas físicas aumentou 17,1%, sempre na mesma comparação.

O resultado apurado nesse confronto, no entanto, é menor do que o dos dois trimestres anteriores. No segundo trimestre a alta foi de 6,4% e, no primeiro, 8,4%, também ante o mesmo período de 2009. Especificamente no terceiro trimestre, houve ainda alta de 1,6% nesse indicador ante o trimestre imediatamente anterior e um acúmulo, no ano, de uma expansão de 6,9%.

Segundo o economista da MB Associados Sérgio Vale, a desaceleração do crescimento do consumo no trimestre se explica pela base de comparação, já que o País já voltava a crescer de forma mais acelerada no terceiro trimestre de 2009. Já nos primeiros trimestres do ano passado, o crescimento ainda sofria efeitos da crise financeira internacional iniciada em 2008, favorecendo os dados do primeiro semestre de 2010.

"O crescimento continua em ritmo forte", diz o economista, que prevê redução para alta de 5,6% no indicador no quarto trimestre, ante igual período em 2009 - e retomada para cerca de 6% em 2011.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;