Internacional Titulo
Democratas pedem a Bush o fim da guerra no Iraque
Da AFP
05/01/2007 | 18:26
Compartilhar notícia


Os novos líderes democratas do Congresso americano advertiram nesta sexta-feira o presidente George W. Bush de que o envio de mais tropas ao Iraque seria um erro e que chegou o momento de terminar a guerra - a poucos dias de Bush divulgar sua nova estratégia para esse país.

Em virtude do poder que lhes confere sua vitória nas eleições de novembro, os líderes da nova maioria no Senado, Harry Reid, e da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, começaram a pressionar a Casa Branca.

Bush, que deve anunciar o envio de mais tropas ao Iraque, num último esforço para resgatar o país consumido pela violência, também enfrenta a pressão de alguns membros de seu partido republicano, como os senadores John McCain e Joseph Lieberman, que pediram a ele que não admita a derrota.

Pelosi e Reid solicitaram a Bush iniciar uma retirada paulatina das forças americanas durante os próximos quatro a seis meses.

"Depois de quase quatro anos de combate, dezenas de milhares de baixas americanas e mais de 300 bilhões de dólares gastos, é hora de terminar a guerra", pediram ambos os líderes.

"O povo americano demonstrou nas eleições de novembro não acreditar que sua atual política no Iraque leve ao sucesso pelo que necessitamos uma mudança de direção pelo bem de nossas tropas", segundo a carta.

"Aumentar as forças é uma estratégia já testada e que já falhou", acrescenta o documento.

McCain e Lieberman advertiram que uma retirada gradual de tropas do Iraque levaria o exército americano e o Iraque a uma derrota desnecessária.

"A presença de forças adicionais da coalizão dará ao governo iraquiano a habilidade de fazer o que não consegue hoje por si mesmo: impor sua lei em todo o país", disse McCain.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;