Esportes Titulo Às 19h
Tigre busca título no
1º de Maio para repetir
história em S.Bernardo

Empate com Barbarense pela Série A-2 do Paulista
garante à equipe troféu que cidade não vê há 53 anos

Thiago Silva
Do Diário do Grande ABC
12/05/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


O dia chegou. São Bernardo está vestida de preto, amarelo e branco para o jogo de futebol mais aguardado da história recente do município. Hoje, às 19h, o Tigre entra em campo no Estádio 1º de Maio na segunda partida da final da Série A-2 do Paulista diante do União Barbarense O objetivo é simples: ao menos empatar para alcançar o primeiro título do clube e quebrar o jejum de 53 anos da cidade sem levantar troféu em competições estaduais profissionais.

A última e única vez foi no longínquo ano de 1959, quando o Irmãos Romano - extinto em 1967 - conquistou a Terceira Divisão do Estadual - a atual Série A-3.

Como muitos munícipes não eram nem nascidos, a expectativa para o jogo de hoje é grande na cidade, onde diversos são-bernardenses prometem fazer bonito.

Todos os ingressos foram vendidos e a expectativa é de que mais de 15 mil pessoas prestigiem a final, entre elas o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marín - ambos não confirmaram presença.

"O Estádio 1º de Maio estará pequeno amanhã (hoje). Será um dia muito importante para nós", destacou o presidente do Tigre, Luiz Fernando Teixeira.

Com tanta expectativa, o técnico Luciano Dias não deixa a euforia de fora das quatro linhas passar para o elenco. "O que eu pedi ao grupo foi o comprometimento que tivemos desde o início. A empolgação é grande, mas não podemos perder o foco porque podemos nos atrapalhar", justificou o comandante. "O União Barbarense conhece muito bem nossa equipe e também quer o título", ressaltou.

 

ADVERSÁRIO

O Barbarense tem três modificações para o confronto. O atacante Cahiame, o volante Claudio Britto e o goleiro Thiago Passos, que estavam suspensos, retornam nos lugares de Tuta, Cleber e Lennon, respectivamente.

 

Mais da metade do time não conhece o sabor de ser campeã

Não é apenas o São Bernardo que busca o primeiro título. Do time titular, apenas quatro jogadores - o goleiro Wilson Júnior, o lateral-esquerdo Renato Peixe e os zagueiros Tiago Gasparetto e Márcio Garcia - já sentiram o sabor de estar no local mais alto do pódio. Nem o técnico Luciano Dias alcançou a façanha na função.

"Tem muita gente no nosso grupo buscando o primeiro título e temos um pouco de ansiedade. Mas precisamos jogar com os pés no chão porque o Barbarense é uma grande equipe", destacou o meia Bady

Ele, ao menos, já festejou um título no rachão. "Hoje (ontem), jogamos apenas para cumprir tabela porque nosso time é o campeão da temporada", brincou o jogador, que teve festejo com fogos de artifício.

O goleiro Wilson Júnior, que já tem alguns troféus no currículo, garante que o título da Série A-2 terá sabor especial. "Ficaria muito feliz em vencer porque sou cidadão de São Bernardo, e o clube também merece." TS

 

 

Fundador do S.Bernardo garante que momento difícil é passado

Fundador e presidente de honra do São Bernardo, Edinho Montemor não esconde a alegria de o time ter conquistado o acesso e a confiança no primeiro título da agremiação. Ele garante que todos no Tigre respeitam muito o Barbarense, mas recorda que os jogadores merecem o troféu.

Segundo o cartola, o momento mais complicado já passou, na segunda derrota seguida - 3 a 1 para o Penapolense, no 1º de Maio - na segunda fase.

"Depois daquele revés, tinha o jogo do Red Bull, em Campinas. Eu e minha esposa (Maria Montemor, que sempre acompanha o time) encomendamos 60 sonhos, que os jogadores gostam muito. E mandamos uma faixa: ‘O sonho não acabou'. Aquele jogo contra o Red Bull (vitória por 2 a 1)/CF nos colocou de novo na parada", recordou.

Agora, na decisão, Montemor garante que está bem mais tranquilo. "O que esses meninos fizeram, com toda a superação, foi extraordinário. Sem menosprezo ao Barbarense, que tem equipe com grandes jogadores, minha confiança é grande que seremos campeões", disse.

O dirigente brincou com o rebaixamento de 2011, quando o time estava na Série A-1. "O São Bernardo subiu muito rápido (à elite), mas sem títulos. Então, como na Primeira Divisão demoraríamos para conquistar o troféu, descemos para ganhar e então disputar a Série A-1."

Filho de Edinho e diretor de futebol, Edgard Montemor destacou a importância de ser campeão. "Quatro equipes sobem, mas apenas uma é campeã. Esse é o sabor do trabalho benfeito. É algo assim porque ainda não sentimos o gosto do título", ressaltou. TS

 

Mais querido da torcida, Raul destaca importância do troféu

O atacante Raul não é titular da equipe, porém, é o mais querido da torcida. O carinho é fruto da identidade com o clube - ele começou nas categorias de base - e porque é natural de São Bernardo.

Além do mais, Raul, mesmo não atuando constantemente, foi um dos responsáveis diretos pelo acesso. Ele marcou o gol - talvez o mais belo do time na Série A-2 do Paulista - da vitória (2 a 1) sobre o Red Bull, em Campinas, aos 47 minutos do segundo tempo.

"Ter conquistado o acesso e possivelmente o título tem sabor muito especial para mim. Nasci em São Bernardo, fui criado aqui e sou torcedor deste clube. Não importa como titular ou reserva, a emoção é a mesma", destacou o jogador. "Quando entrei fiz gols importantes e me sinto feliz por ter ajudado."

E Raul deve ficar novamente no banco de reservas. A única dúvida do técnico Luciano Dias é em relação ao meio campo porque o armador Luciano Mandi volta de contusão.

O treinador não definiu se ele joga e, se colocá-lo, quem vai sair. Escobar e Léo são os mais cotados, caso Mandi seja confirmado. TS




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;